Advogado Alexandre Nunes proferirá palestra no Rotary Club de Patos sobre combate à violência contra a mulher

Por Secom-Patos Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
A cidade de Patos recebeu, na última terça-feira (13/08), a Caravana da Esclerose Múltipla na Estrada, ação do Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (CREM), em parceria com a FUNAD, Secretaria de Estado da Saúde e Governo da Paraíba, com acolhimento da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro Especializado em Reabilitação (CER II).
Durante todo o dia, pacientes atendidos pelo CER de Patos e da região receberam consultas com neurologistas vindos da capital, revisão de exames, solicitação de novos procedimentos e orientações sobre o tratamento da esclerose múltipla — uma doença rara, de difícil diagnóstico e que exige acompanhamento contínuo. Além dos atendimentos, a programação incluiu uma capacitação para a equipe multiprofissional do CER, visando ampliar o conhecimento sobre a doença e reforçar a importância do diagnóstico precoce.
De acordo com a chefe do CREM, a neurologista Bianca Oliveira, a vinda da caravana ao interior é essencial para conscientizar a população e capacitar profissionais de saúde. “Quando o paciente e o profissional não pensam na possibilidade da doença, ele não chega nem a fazer o exame correto. Estar em polos como Patos é levar conhecimento especializado e ampliar as chances de diagnóstico e tratamento eficaz”, destacou.
A diretora do CER, Rosângela Oliveira, ressaltou a visibilidade que a ação dá aos pacientes da região. “O CER de Patos é referência no acompanhamento desses casos. A caravana não só garante atendimento especializado, mas multiplica o conhecimento e reforça a importância da inclusão de todas as pessoas com deficiência”, afirmou.
Para o secretário municipal de Saúde, Leônidas Medeiros, a ação reforça o compromisso da gestão com a saúde especializada. “Receber a caravana é uma alegria. Isso nos aproxima da possibilidade de estruturar ainda mais o atendimento e, futuramente, criar um centro de referência para doenças raras em nosso município”, disse.
Para a vereadora Fátima Bocão, a ação é fundamental para a conscientização, diagnóstico precoce e melhoria da qualidade de vida de pessoas com esclerose múltipla. “Essa é nossa luta, para que os pacientes tenham melhor acompanhamento e direcionamento desde o diagnóstico até o tratamento”, disse Fátima.
O neurologista do CER, Thiago Palmeira, lembrou que a iniciativa também evita deslocamentos para João Pessoa, já que exames, diagnósticos e até a dispensação de medicamentos do SUS podem ser feitos localmente. Atualmente, pelo menos 10 medicamentos para o tratamento da esclerose múltipla são fornecidos gratuitamente pelo sistema público de saúde.
« Voltar