Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Julgamento de Bolsonaro e mais 7 réus deverá acontecer neste semestre

Por G1   Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025

O processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete réus por tentativa de golpe de Estado encerrou a fase das alegações finais.

Agora, o caso que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) segue para os últimos procedimentos antes do julgamento que vai decidir se o grupo deve ser condenado ou absolvido.

O grupo que será julgado faz parte do “núcleo crucial” que, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), atuou para a deposição do governo eleito.

Bolsonaro foi apontado pela PGR como o "principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito."

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, o processo deve ir a julgamento na Primeira Turma da Corte ainda neste semestre.

Montagem mostra Bolsonaro e Alexandre de Moraes — Foto: Evaristo SA / AFP

Montagem mostra Bolsonaro e Alexandre de Moraes — Foto: Evaristo SA / AFP

 

Mais provas

 

Após as alegações finais, o relator do processo pode determinar a produção de “provas imprescindíveis para o julgamento”. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, avaliar se a medida é necessária.

Na sequência, o relator elabora um relatório – um resumo com os principais andamentos da ação penal.

 

Marcação do julgamento

 

Passada essa etapa, o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, vai marcar a data da análise do caso.

O julgamento ocorrerá na Primeira Turma e segue a lei penal e regras internas do Supremo:

 

  • o relator apresenta o relatório;
  • eventuais testemunhas depõem;
  • acusação e defesa terão, nesta ordem e sucessivamente, prazo de uma hora para apresentar seus argumentos. O tempo pode ser prorrogado pelo presidente da turma;
  • encerrados os debates, o tribunal delibera, com a apresentação dos votos dos ministros. A decisão de condenação ou absolvição é por maioria da turma – no caso, pelo menos três ministros.

 

Tanto em caso de absolvição quanto de condenação, é possível a apresentação de recursos, dentro do próprio STF.

« Voltar

Veja também...

COMBATE

Advogado Alexandre Nunes proferirá palestra no Rotary Club de Patos sobre combate à violência contra a mulher

Publicado em Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
Advogado Alexandre Nunes proferirá palestra no Rotary Club de Patos sobre combate à violência contra a mulher

TV 40 Graus

Click 40 Graus

FERNANDA DADAM

Fernanda Dadam: um mulherão de tirar o chapéu

Publicado em Sábado, 9 de Agosto de 2025
Fernanda Dadam: um mulherão de tirar o chapéu