Presidente Hugo Motta recebe representantes de entidades civis para debater pautas sociais

Por Vicente Conserva - 40 graus Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2024
O ano de 2024 está chegando ao fim e com bons frutos colhidos pela Capital do Sertão, através da Gestão Nabor Wanderley, que ganhou diversos prêmios e reconhecimentos importantes dentro de um contexto a níveis nacional e internacional, fazendo com que a cidade de Patos eleve seu patamar de excelência em gestão e qualidade de vida.
Somente neste final de ano, Patos foi agraciada com três selos de reconhecimento por políticas públicas implementadas em áreas como Saúde, Educação, Primeira Infância, Transparência Pública de gestão, entre outras.
Selo Ouro de Transparência
Nesta semana, na terça-feira(10), a Robô Turmalina, que é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Tribunal de Contas da Paraíba em parceria com o Laboratório de Sistemas de Informação com utilização de Inteligência Artificial para verificar as ações dos municípios, concedeu a Patos o Selo Ouro em Transparência Pública.
Nesta classificação são verificadas: publicações sobre licitação, despesa orçamentária, despesa extraorçamentária, receitas, receitas extraorçamentária, pessoal e outros itens.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, comentou sobre o novo ranking alcançado pela gestão municipal. "É mais um reconhecimento do nosso trabalho e, saber que nós estamos aí recebendo o selo ouro do Tribunal de Contas do Estado no que se refere à transparência pública nas nossas ações, pra gente é muito importante. Nós atingimos a nota máxima da pontuação do Turmalina que é um observador que acompanha toda essa transparência dos municípios ", afirmou Nabor Wanderley.
Selo Ouro em Alfabetização
Já no início de dezembro, o município de Patos alcançou um marco significativo na educação ao conquistar o Selo de Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, certificação concedida pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento é resultado dos esforços das escolas públicas municipais em assegurar a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Patos se destacou por implementar práticas pedagógicas inovadoras, investir na formação continuada de professores e adotar estratégias eficazes de gestão educacional. Além disso, o município cumpriu as metas estabelecidas pelo programa, incluindo o monitoramento do aprendizado por meio de avaliações regulares e o engajamento das famílias no processo de alfabetização.
Os dados que levaram Patos à conquista do selo incluem aumento no índice de alfabetização, redução das desigualdades de aprendizagem e a melhoria da infraestrutura escolar. O programa também proporcionou formações específicas para os docentes e acesso a materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Selo Unicef
Um mês antes, em novembro, a cidade de Patos celebrava o recebimento do Selo UNICEF, uma conquista que reafirma o compromisso da Prefeitura Municipal de Patos com a promoção dos direitos e da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o selo destaca municípios que implementam políticas públicas e ações voltadas ao desenvolvimento infantil e juvenil, com foco em saúde, educação e assistência social.
Para obter essa certificação, Patos atendeu a diversos critérios rigorosos e investiu em ações concretas. Entre os destaques estão o fortalecimento das redes de apoio à saúde e educação, o incentivo à vacinação e projetos de assistência social, como os programas oferecidos pelos CRAS. Além disso, o município promoveu iniciativas importantes como a atuação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Busca Ativa Escolar, e a utilização do SIPIA pelos Conselhos Tutelares (CT), assegurando um acompanhamento mais efetivo dos casos que envolvem direitos de crianças e adolescentes. A organização do CMDCA também foi fundamental, reforçando a importância da gestão e monitoramento das políticas de proteção à infância e juventude.
Patos é destaque com outros prêmios e conquistas
O município de Patos recebeu em junho o Prêmio Band Cidades Excelentes na sua 4ª edição, pelo terceiro ano consecutivo, dessa vez no pilar Saúde e Bem-Estar.
Patos participou do concurso sendo mais uma vez aprovada em cinco categorias, incluindo quatro primeiros lugares e um segundo lugar, tendo ainda a premiação geral. A próxima etapa ocorrerá em Brasília, em que a premiação vai reunir gestores públicos para as melhores categorias do país em cada pilar, e considerando categoria populacional.
A cidade de Patos se destacou e ganhou quatro dos seis indicadores propostos pelo Instituto Aquila, na categoria para acima de 100 mil habitantes. Patos ganhou em: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação, Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e mobilidade;
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa da Rede Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila sendo considerado o Oscar da gestão pública municipal.
A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, com seis pilares (Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócioeconômico e Ordem Pública; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência), a ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores a partir de fontes públicas.
A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Áquila. Com 6 pilares, a ferramenta de inteligência artificial consolida 72 indicadores a partir de fontes públicas.
Destaque nos Rankings de Competitividade
Também em junho, foi divulgado outra boa notícia para Patos, quando na 4ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que avalia os 410 maiores municípios do país, Patos subiu 38 posições, passando para a ducentésima quinquagésima primeira posição no Brasil.
Esse ranking é realizado em parceria com instituições não governamentais que fazem avaliações de vários setores. O quesito de Capital Humano é o que coloca a cidade num patamar diferenciado: Patos ficou na sexta posição do ranking.
A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
A Edição 2023 do estudo aprofundado, realizado pelo Centro de Liderança Pública, trouxe os novos dados para 2024 que revelam que a cidade de Patos, no interior da Paraíba, cresceu vertiginosamente em apenas um ano na competição entre os municípios brasileiros.
A Capital do Sertão subiu nada mais nada menos que 38 posições nesse ranking nacional que mede a qualidade em diferentes áreas da administração gerando assim a competição saudável no setor público, além de possível, e desejável.
Patos saiu da posição 289 no país para 251ª colocação no Brasil, ou seja, uma subida de 38 posições em apenas um ano, deixando para trás cidades do seu porte no Estado da Paraíba como Bayeux e Santa Rita que ocupam posições mais acanhadas no ranking nacional em 398º e 391º lugares, respectivamente.
Já em setembro deste ano, Patos ainda foi destaque ao ser classificado como a cidade mais eficiente do estado no recente Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) da Folha de São Paulo, ocupando a 164ª posição no cenário nacional. O estudo avalia a eficiência das cidades brasileiras em áreas essenciais como saúde, educação e saneamento, considerando a capacidade dos municípios de fazer mais com menos recursos.
Com uma pontuação de 0,631, Patos foi enquadrada na categoria de "Alguma eficiência". Esta colocação reflete a administração dos recursos públicos em políticas voltadas para o bem-estar da população, que atualmente conta com mais de 103 mil habitantes. A avaliação abrangeu diversos aspectos, incluindo a cobertura da educação infantil, atenção básica em saúde e infraestrutura de saneamento, como o fornecimento de água e coleta de lixo.
O município de Patos avançou no acesso e qualidade à Saúde. É o que mostrou o ranking de competitividades dos municípios de todo país, divulgado nesta terça-feira (13.09), pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Em 2022, Patos já havia subido 107 posições, alcançando a posição de número 141 do país. A média do município foi para 64.17, superior, por exemplo, a Campina Grande e João Pessoa, que têm maiores arrecadações.
O avanço na Saúde do município também é visto no quesito qualidade dos indicadores. Patos subiu 142 posições e a média agora é de quase excelência: 74.56, também superior a João Pessoa e Campina Grande. Veja os detalhes do ranking clicando aqui.