Presidente Hugo Motta recebe representantes de entidades civis para debater pautas sociais

Por Vicente Conserva - 40 graus Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025
Com um trabalho que a cada dia vem enchendo os olhos de todos que o acompanha, o escritor patoense Junior Misaki teve esta semana mais um reconhecimento por mais uma obra lançada semana passada, desta feita na Câmara Municipal de Patos, por meio da vereadora Fátima Bocão que apresentou, nesta terça-feira (30), um Voto de Aplauso pelo livro “O Natal do Moleque do Beiral”.
Fátima destacou na tribuna da Casa que Junior mostra todo o seu talento e orgulha a todos os seus conterrâneos por ter vencido na vida e saído de uma comunidade carente, do próprio Beiral, de onde buscou inspiração em sua própria vida.
“Ele apostou em si mesmo e venceu na vida, se tornando professor, escritor e autor de pelo menos 7 obras literárias infantis, mostrando para as crianças que elas também podem crescer e se desenvolver”, ressaltou Fátima.
“Meu agradecimento especial à vereadora Fatinha Bocão, que mais uma vez reconheceu e apoiou meu trabalho com o voto de aplauso na Câmara de Vereadores. A homenagem desta vez foi dedicada ao nosso mais recente livro “O Natal do Moleque do Beiral”, lançado na última sexta-feira, 26, na cidade de Patos (PB). Esse reconhecimento é também de todos que acreditam e caminham comigo na missão de levar literatura e cultura para nossas crianças”, disse Misaki.
Sobre a Obra
O livro resgata memórias afetivas da infância do autor na rua Tabelião Manoel Fernandes, conhecida como comunidade Beiral, onde ele viveu parte da infância e adolescência entre os anos 1980 e 1990.
A obra, escrita em prosa poética, aborda temas sociais ainda muito presentes no Brasil, como a exclusão social e a luta por acreditar nos sonhos. O enredo acompanha a vida de um garoto apelidado de “Moleque”, que mora com a avó, tios, primos e irmãos, enfrentando diariamente os desafios impostos pela pobreza no final do século passado.
Só este ano, Misaki foi o autor homenageado na Feira Literária de Galante (FLIGA) e segue consolidando sua trajetória como escritor, ilustrador e cantor. Além dos livros, ele também se dedica ao projeto de contação de histórias “Aventuras na Mala da Leitura”, que em breve ganhará uma nova temporada.
“Esse livro é uma forma de revisitar minha infância e de dar voz às histórias que tantas crianças viveram e ainda vivem nas periferias. O Moleque carrega muito da minha vivência, mas também representa a esperança de milhares que, mesmo diante das dificuldades, sonham com um futuro diferente”, destacou Misaki durante a apresentação.