Presidente Hugo Motta recebe representantes de entidades civis para debater pautas sociais

Por Redação 40 Graus Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025
O bispo da Diocese de Patos-PB, Dom Eraldo Bispo da Silva, decidiu suspender a concessão que permitia ao padre Fabrício Dias Timóteo exercer atividades no Santuário Terra da Misericórdia, em Arcoverde, Pernambuco. A decisão, anunciada neste domingo (28), encerrou oficialmente a missão do sacerdote no estado vizinho, onde ele presidiu sua última celebração.
A decisão vem gerando bastante burburinho porque coincide com as notícias veiculadas em diversos portais do estado dando conta que o padre teria sido convidado por um grupo político para ser candidato a senador pela oposição.
Entre os fiéis, seja em Patos, seja em Taperoá, no Cariri paraibano, município em que Fabrício atuou por anos, construindo forte laço de amizade e liderança, a medida gerou reação negativa. Em Arcoverde, onde também reuniu grande número de seguidores, o anúncio foi recebido com insatisfação.
Tudo porque as transferências seguidas do padre, na cabeça de muitos, teria haver com os inúmeros embates dele com a liderança da Diocese de Patos que não comunga muito com o modo de suas celebrações.
O histórico de atritos entre o bispo e o sacerdote inclui a realização da Missa da Cura e Libertação, celebrada por Fabrício, mas considerada por Dom Eraldo um “circo”.
Além disso, a transferência anterior do padre de Taperoá para Santana dos Garrotes, no Alto Sertão, já havia provocado polêmica, sendo posteriormente revista para permitir sua ida ao santuário pernambucano.
Ainda não há definição sobre a nova função que será atribuída ao padre Fabrício dentro da Diocese de Patos, à qual permanece vinculado.
A decisão do bispo ocorre em meio às especulações de que o sacerdote possa disputar uma vaga ao Senado nas próximas eleições.
O padre Fabrício Timóteo está sendo cotado como candidato ao Senado pela Paraíba na chapa com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), e com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). A possibilidade ‘agitou’ a Igreja Católica na região e a política paraibana.
A informação apontaria que ele teria recebido um convite por parte da chapa de Cícero Lucena para fazer uma dobradinha com Veneziano [para o Senado].
Agora, o sacerdote volta para o município de Patos, no Sertão da Paraíba, e sem paróquia definida até o momento, ficando à disposição da Diocese de Patos.
O padre Fabrício é famoso e querido pelos católicos no interior da Paraíba. Ele tem mais de 300 mil seguidores no Instagram e é conhecido pela celebração de uma Missa de Cura e Libertação. Sua transferência para Santana dos Garrotes, no fim do ano passado, revoltou os fiéis da paróquia em Taperoá. Após a polêmica, o religioso foi cedido temporariamente à Diocese de Arcoverde, sendo encerrado ontem (28) sua missão em Pernambuco.