Compartilhe

Fraude no Farmácia Popular: Polícia Federal mira mulher com endereço em João Pessoa

Por Mônica Melo - Click PB    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025


Uma reportagem veiculada na noite de ontem (21) no programa Fantástico, exibido pela Rede Globo revelou uma operação da Polícia Federal que revelou uma teia criminosa que usava farmácias fantasmas, CPFs de cidadãos inocentes e até terrenos baldios como fachada para desviar milhões de reais do programa do Governo Federal Farmácia Popular.

 

A investigação descobriu farmácias que estariam supostamente credenciadas, mas funcionando em lotes vazios sem nenhuma construção. Um desses estabelecimentos foi registrado com um número de telefone de João Pessoa (PB), mas o endereço não existia.

  • Clique aqui para acompanhar a íntegra da matéria

O telefone estava no nome de Célia Aparecida de Carvalho, apontada como responsável por fornecer CNPJs “de aluguel” usados pelo esquema. 

A estimativa é de que quase R$ 40 milhões tenham sido saqueados dos cofres públicos por meio de fraudes  e ramificações que envolvem nomes ligados ao tráfico de drogas.

egundo a reportagem, o esquema começou a ser desvendado quando a Polícia Federal apreendeu 191 quilos de drogas com um caminhoneiro vindo de Rondônia.

A carga foi dividida em duas partes, uma foi entregue em Ribeirão Preto (SP), e outra em Luziânia, onde seria recebida por Clayton Soares da Silva. Ele era dono de farmácias no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. Clayton e o caminhoneiro foram presos em flagrante.

 

Sede da Polícia Federal em João Pessoa, na Paraíba. (foto: divulgação/Polícia Federal)
Sede da Polícia Federal em João Pessoa, na Paraíba. (foto: divulgação/Polícia Federal)

A partir daí, a polícia chegou até Fernando Batista da Silva, conhecido como “Fernando Piolho”, apontado como chefe da organização. Segundo a investigação, ele usava o nome da filha para abrir empresas e movimentar dinheiro sem levantar suspeitas. Uma das empresas, a Construarte, teria recebido mais de R$ 500 mil de pessoas investigadas ou presas por tráfico.

Programa Farmácia Popular do Brasil

Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada.

Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.

Desde 14 de fevereiro de 2025, o Programa Farmácia Popular passou a disponibilizar gratuitamente 100% dos medicamentos e insumos de seu elenco à população brasileira.

O programa atende 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensão, diabetesasma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção.

Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.

« Voltar

Cotidiano

TARIFAÇO

Jornal americano diz que medidas de Trump contra Brasil estão saindo pela culatra

SORTUDOS

32 apostas da PB acertam a quadra da Mega; prêmio principal acumula

DINHEIRO

Mais de 17 mil aposentados na Paraíba aderem ao ressarcimento do INSS

ESPORTE

Direção do Esporte de Patos e PM alinham segurança para jogo do Pato pelo Sub-20

Veja também...

NEGOCIAÇÃO

Flamengo se aproxima da contratação do meia Saúl, do Atlético de Madrid

CAUTELARES

Bolsonaro cancela entrevista, e Moraes confirma proibição de fala nas redes

NO SERTÃO

Polícia Militar inspeciona estruturas para novas turmas do CFSD em Patos