Compartilhe

SEGUNDA, 12 - VOCÊ NÃO PODE PERDER – Vavá tentando ressurgir e o segredo de Pedro e Nabor

Por Vicente Conserva    Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2022


O ILUSIONISTA

O vereador Josmá Oliveira (PL) já pode ser considerado especialista em chamar atenção e artista em desvirtuar a realidade. Agora tenta produzir fatos numa narrativa meramente ilusionista e no que não existe. O parlamentar acusou a Prefeitura de Patos de estar mentindo com relação a aquisição de um aparelho de mamografia. Segundo ele, o Coordenador de Comunicação da prefeitura de Patos, assim como o prefeito Nabor Wanderley, teriam se utilizado de um mamógrafo, adquirido pela prefeitura, mas comprado através de Emendas Impositivas do Poder Legislativo, com a finalidade única de se autopromoverem. Ora, em momento algum a assessoria não disse isso. O release enviado pela assessoria diz exatamente isso.

Josma 21

“O prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley, esteve nesta sexta-feira (09), no Centro de Especialidades Frei Damião, para conferir a chegada do aparelho de mamografia adquirido pela Prefeitura de Patos, por meio de emenda impositiva da Câmara Municipal de Vereadores”, diz o release. A assessoria não mentiu.

É bom lembrar ao nobre vereador que o mamógrafo não foi adquirido pela Câmara que apenas colocou uma emenda para sua compra. Os recursos são azul e branco. Não existe mérito único e exclusivo dos vereadores, a não ser a boa vontade e nada mais. Se o Município não tivesse comprado, não existia ação, e sim, apenas uma vontade não atendida dos parlamentares.

 

 

A CAMPANHA ACABOU

Carlos Augusto Montenegro, 68 anos, ex-presidente do Ibope, diz que a eleição presidencial poderia ser hoje: “A campanha demorou quase dois anos. Mas acabou. Falta o eleitor pôr o voto na urna”.

SEGREDO DE AMIGO

Nabor e Pedro

Chamou bastante atenção dos presentes ao aniversário de Efraim Morais na semana passada, o flagra da conversa entre o prefeito Nabor Wanderley e o deputado Wilson Santiago, apoiadores de primeira hora de João Azevêdo, com o candidato ao governo Pedro Cunha Lima. Pela reação de Nabor, é sabido que era algo muito importante e secreto que estava sendo mostrado por Pedro. Seria alguma pesquisa interna?

CAMPANHA SEM PRESIDENCIÁVEIS

É notório que vários candidatos na Paraíba estão pedindo votos para si, para seus pares, senador e governador, mas estão omitindo o pedido de voto para presidente da República. É algo patente nas diversas campanhas principalmente de deputado federal. Ou estão com medo de pedir voto diante da polarização ou estão tentando ludibriar o eleitor.

Mesmo a campanha mais forte na cabeça do eleitor sendo o de presidente, os candidatos não pedem voto para seus aliados.

Endoderm

MENOS REPRESENTATIVIADE

Faltando menos de um mês para as eleições, pelo andar da carruagem, Patos deve mesmo eleger apenas um deputado federal e um estadual, com possibilidade de no máximo dois estaduais, isso se a matemática colaborar.

GUIA SEM DOBRADINHA

A juíza Francilucy Rejane de Sousa Mota Brandão, Auxiliar da Propaganda Eleitoral do TRE-PB, atendeu pedido da defesa do governador e candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), para determinar que a campanha de Pedro Cunha Lima (PSDB) não veicule novamente o guia eleitoral exibido no feriado de 07 de setembro. Foi estabelecida multa de R$ 10 mil para cada vez que o programa ou inserção forem exibidos.

pedro-e-efraim

No guia eleitoral, o espaço destinado às candidaturas proporcionais foi “invadido” por material em favor da candidatura majoritária. Ao invés de divulgarem seus números de urnas, os candidatos a deputado usaram a propaganda gratuita para falar apenas de Pedro, candidata ao governo, e Efraim Filho, candidato ao Senado, pela coligação.

SABIDINHA

Logo após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em barrar a candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado devido à sua inelegibilidade, a deputada Pollyanna Dutra (PSB), sua concorrente à vaga, ‘correu’ para fazer uma postagem provocativa. Numa arte lado a lado com Lula, ela disse que “quando o povo quer, o destino dá um jeito”. “Ele foi presidente e eu prefeita. Agora, o destino mais uma vez nos colocou no mesmo caminho. Ele voltou para ser presidente e eu senadora. E juntos vamos devolver a esperança ao Brasil”, postou, em sua conta no Instagram.

SITUAÇÃO DE RICARDO

ricardo-coutinho (2)

O pedido de registro de candidatura do ex-governador e candidato ao Senado, Ricardo Coutinho (PT), foi indeferido no julgamento de hoje do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Muitos perguntam o que acontecerá com a candidatura do petista, a partir da decisão do TRE paraibano. Primeiro é preciso considerar que a decisão de hoje não é terminativa. Ainda restarão recursos possíveis por parte da defesa do ex-governador. Com o indeferimento, o ex-governador pode continuar candidato ao Senado, naturalmente, esperando a análise de um eventual embargo de declaração junto ao próprio TRE ou de recurso junto ao TSE, e ainda se for o caso junto ao STF.

FIM DA PIROTEQUINIA

O tempo é senhor da razão, já diziam muitos sábios. E mesmo que seja tardio para muitos, o tempo não falha em produzir suas verdades. A decisão do juiz federal Kleiton Alves Ferreira que julgou improcedente uma das ações civis públicas oriundas da ‘Operação Veiculação’, deflagrada em 2016 pelo Ministério Público Federal (MPF) e que apurou possíveis fraudes na locação de veículos em prefeituras paraibanas é um exemplo disso. Desde aquela época, exatos 6 anos atrás, dia 9 de setembro de 2016, a prefeita era afastada numa ação de flagrante pirotequinia produzida a partir denúncias, sabe-se se lá até hoje por parte de quem, na tentativa de minar um grupo político com intentos políticos conseguidos meses depois logo em outubro. A denúncia sempre foi considerada frágil, mas mesmo assim custou caro ao grupo político da então prefeita que viu seu principal opositor chegar à prefeitura. Na sua decisão, o magistrado considerou que não restaram provadas as suspeitas de frustração do caráter competitivo dos procedimentos licitatórios investigados.

Francisca-Motta-e-Ilanna-Motta

Na época a investigação resultou na prisão de dois prefeitos e no afastamento do cargo da, à época, prefeita da cidade de Patos, Francisca Motta. Os gestores presos naquela época estavam à frente das cidades de Emas e São José de Espinharas. Eram alvos da ação a ex-prefeita de Patos, Francisca Motta; a ex-chefe de gabinete da prefeitura, Ilanna Motta; Rafael Guilherme Caetano Santos; Carlos Alexandre Malta; Elson Ribeiro de Morais; Meryelle Medeiros Batista; Ramaley Ferdinando de Araújo Nóbrega e as empresas Malta Locadora Eireli e KMC Locadora. Com a decisão, todos foram absolvidos da prática de improbidade.

 

 

Francisca ganha o reconhecimento, inclusive da Justiça, pela conduta ilibada de sempre.

TENTATIVA DE RESSUREIÇÃO

O ex-prefeito de São José de Bonfim, Vavá Marques, colocado no ostracismo político nas últimas eleições, vem tentando ressurgir das cinzas para chegar forte em 2022. Além de se aliar a forasteiros que chegaram na cidade, agora tenta ganhar ainda mais notoriedade ao anunciar o apoio à candidatura de Ramonilson Alves ao Legislativo Estadual. Tenta produzir fatos para conseguir dividendos futuros.

WhatsApp-Image-2022-09-10-at-20.25.38-1

Com isso, tenta passar a mensagem que a oposição em São José do Bonfim continua viva e com ele na sua liderança.

 

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

« Voltar