Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.
Coluna Vicente Conserva - Você Não Pode Perder

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os bastidores das trocas na Câmara de Patos e a pesquisa interna de Cícero

Por Vicente Conserva - 40 graus   Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025

DE VOLTA PRA CASA

Em contato com um assessor do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, nesta terça-feira (30), ele deu como certa a sua filiação ao MDB. “Algo que está praticamente confirmado”. Segundo ele, a entrada de Cícero vai fortalecer a chapa proporcional do partido, mas a decisão final cabe ao próprio prefeito já que tem convites do PSD, PDT e até PSDB. Cícero foi vice-governador pelo partido PMDB.

cicero-1024x682

“Depende dos arranjos que acontecerão com a candidatura de Efraim. Com certeza terá segundo turno e aí, como a gente sabe, a influência de Cícero e também do governo do estado, que querendo ou não, Lucas representa, tem uma força muito grande”, explicou ele.

A SENHA PARA CÍCERO

A saída do deputado estadual Tovar Correia Lima do PSDB para o MDB é de fato a senha que para o PSDB Cícero não deve ir. A decisão foi tomada após reunião realizada em Campina Grande com pré-candidatos da legenda. “Eu fiz de escolha própria, eu sou obrigado a sair quando um partido não monta quadro para que a gente possa disputar”, reclamou Tovar. Há algumas semanas, o deputado vem dando pistas da sua saída. No começo do mês, ele esteve em São Paulo, onde se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Tovar

Sendo assim, que motivo teria Cícero para ingressar numa legenda que só amofina e sem musculatura nenhuma? E mais: partido que não apoiaria o presidente Lula.

NÚMEROS DE BASTIDORES

Nossa coluna teve acesso com exclusividade a uma pesquisa interna feita pelo prefeito da Capital, Cícero Lucena, com números ainda mais animadores para ele. Foram feitos vários cenários. O que mais chama atenção é que pelo menos até o momento, caso Pedro Cunha Lima retirasse sua pré-candidatura e apoiasse Cícero, não há praticamente transferência de votos.

Como não há ainda aliança fechada entre os dois grupos, tendo apenas articulações, talvez não esteja muito claro no eleitorado de Pedro que ele e Cícero poderão fechar aliança transferindo assim boa parte dessas intenções de voto do ex-deputado para Cícero.

CENARIO 01

Reparem que sem Pedro na disputa, a transferência de votos dele seria maior para Efraim do que para Cícero.

CENARIO 02

No terceiro cenário sem a presença de Adriano Galdino, para quem ele transferiria mais votos? Alguns questionamentos seria bom fazer. Adriano não sendo candidato, ficaria no Republicanos e apoiaria o candidato do governo cujo nome ele não tem simpatia? Na ótica do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Felipe Leitão (Republicanos), o presidente da ALPB, Adriano Galdino levará hoje o apoio de sete deputados e trinta prefeituras para onde ele for.

CENARIO 03

SEGUNDO TURNO

Imagem do WhatsApp de 2025-09-29 à(s) 21.57.35_3634c155

Mesmo com o governo nas mãos, a preço de hoje, por incrível que pareça, o candidato mais bem pontuado nas pesquisas para concorrer com Cícero seria Efraim Filho. O que não sabemos é qual o potencial de crescimento de Lucas quando ele sentar na cadeira de governador, que deverá ter uma alavancada em seu nome.

 

Imagem do WhatsApp de 2025-09-29 à(s) 21.57.35_ea0ecc82

A MOBILIDADE DA CIDADE

Podem falar o que quiserem, mas ninguém pode tirar o título do prefeito Nabor Wanderley de visionário. É inegável que as mudanças feitas até hoje para melhorar o trânsito da cidade e permitir mais mobilidade urbana, tem sido um dos grandes diferenciais da gestão Nabor. Uma delas ocorreu recentemente com a retirada de barracas e ambulantes de ruas do Centro da cidade.

ALÇA NOROESTE

Outro importante projeto com certeza será a alça Noroeste que ligará a BR-230 a Br-361 ligando o Norte da cidade ao Oeste, tirando assim o tráfego pesado do Centro da cidade e permitindo uma maior fluidez no trânsito. O prefeito Nabor, inclusive, falou sobre este importante projeto.

 

TROCA-TROCA 

O vereador Marco César (PSB) aceitou mesmo pedir licença da vereança para que o segundo suplente do partido, Samuel Lima, assuma a cadeira na Câmara de Vereadores de Patos. O pedido foi feito pelo governador João Azevêdo diretamente ao prefeito Nabor Wanderley para que ele assumisse a operação.

Marco Cesar esporte

No entanto, Marco só aceitou se for por três meses, numa licença por motivos de saúde para que legalmente ele permaneça recebendo os vencimentos de parlamentar. A operação envolveu ainda sua ida para Secretaria de Articulação Política, cargo este que está vago no momento. A sua nomeação foi feita ontem mesmo pelo prefeito.

TROCA-TROCA II

Outra operação que está sendo construída pelo prefeito é a saída de Décio Motos (Republicanos) da Câmara para que a terceira suplente do Republicanos, médica Perla Gadelha, assuma por alguns meses a cadeira. Antes, tal empreitada estava sendo feita com o vereador Ítalo Gomes, mas ele declinou da operação e tudo voltou a estaca zero.

Perla e Joubert

Outro nome que estava sendo articulado era o de Lúcia de Chica Motta que assumiria a titularidade de Articulação Política, mas acabou declinando. Como Marco já tendo aceitado a pasta, Décio então entrou em cena e aceitou tirar licença?

A CRUZ DE DAMIÃO

Outro que espera uma chance na Câmara de Patos é Damião da STTrans que deixou a vereança em Santa Terezinha e veio ser candidato em Patos pelo Republicanos, tendo ficado na quarta suplência do partido. Damião não esconde de ninguém que espera ser recompensado pelo sacrifício feito já que preferiu não ouvir amigos próximos e disputar a eleição pelo Republicanos a pedido de Hugo Motta e Nabor. Pelos mais de 800 votos conseguidos (806), certamente estaria com vaga garantida na Câmara por outra legenda.

Damiao de Celi 2

O custo foi alto, mas até o momento, a recompensa não veio. Damião até hoje carrega essa cruz nas costas. Será que vai ter que ir até Aparecida do Norte de joelhos cumprir promessa?

O CALDO ENGROSSOU

Para quem imaginava que o caminho do vereador Maikon Minervino para chegar à presidência da Casa Juvenal Lúcio de Sousa seria sem pedras, não contava que em política caldo de sopa engrossa. Na mistura de apoios feita pelo vereador, ficaram alguns de fora que podem melar tudo. Após alardear que teria já pelo menos 10 votos para sua eleição a Mesa Diretora da Câmara, agora pelo menos dois de seus apoiadores estariam propensos a repensarem seus votos em torno de outra pré-candidatura, do debutante Jonatas Kaiky ou até do vereador Sales Júnior que hoje está como chefe de Gabinete do prefeito.

Jonatas-Kaiky3

Jonatas teria o apoio da presidente Tide Eduardo que seria sua vice no próximo biênio, assim como Sales. A investida teria o aval e articulação do ex-vereador Marcos Eduardo que age nos bastidores para conseguir emplacar uma das duas candidaturas.

MUÍDO EM BRASÍLIA

Como Maikon está indo para o Republicanos, a briga pela Mesa Diretora da Câmara de Patos seria caseira entre os azuis do Republicanos. Há quem diga que a disputa pode ir parar na mesa do presidente de outra Câmara, a dos Deputados em Brasília, com o envolvimento do presidente da legenda do Estado Hugo Motta que poderia servir ou como o juiz conciliador ou julgador para resolver a questão.

539323411_18522671509049295_764530750711165576_n

Caso vá mesmo parar em Brasília o muído, estaria Maikon disposto a levar consigo seus dois fiéis escudeiros Fábio Lopes e Gustavo Ramos. As passagens já estão até reservadas.

A BRECHA DE TIDE

Tide 4

Vem de um interlocutor a informação dando conta que a presidente Tide Eduardo só aceitaria antecipar a eleição da Mesa para dezembro caso ela consiga emplacar um candidato seu que não é Maikon Minervino. Já a turma de Maikon diz que existe uma brecha no Regimento da Casa para isso ocorrer mesmo que ela não aceite. Seria o seu vice Ítalo Gomes, assim o fazer.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Duda Ferreira

Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes

Publicado em Domingo, 14 de Setembro de 2025
Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes