Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.
Coluna Vicente Conserva - Você Não Pode Perder

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os frutos colhidos por Cícero em Patos e as conspirações na política

Por Vicente Conserva - 40 graus   Segunda-Feira, 13 de Outubro de 2025

NÃO TEM PREÇO

 

Como bem diz o presidente Lula, dinheiro em educação e saúde não é gasto, é investimento, e muito alto por sinal. E o resultado mais cedo ou mais tarde sempre vem. E foi uma decisão do prefeito Nabor Wanderley, que em seu quarto mandato, resolveu investir ainda mais pesado na Educação que nos outros três anteriores. Vivi para ver isso, e hoje vemos o resultado. Patos alcançou o 1º lugar na Paraíba e o 26º lugar no Nordeste no Pilar da Qualidade da Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado coloca o município à frente de grandes polos como Campina Grande e João Pessoa.

Imagem do WhatsApp de 2025-109.09.30_8f8c3917

Dos tempos negros da educação patrocinada nos governos de Dinaldo e de seu filho Dinaldinho, quando muitas das vezes até merenda faltava e salários sempre atrasados, sem falar na infraestrutura capenga das escolas, Patos saiu dessa realidade para ter uma educação altamente premiada pelos seus feitos. Nos últimos anos, foram conquistas como o Prêmio MPT na Escola, o Prêmio Alfabetiza Mais Paraíba e o Selo Ouro de Cidade Alfabetizadora do MEC, entregue ao prefeito Nabor Wanderley pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

VACINA 100% NACIONAL

 

O Brasil está prestes a se juntar ao seleto grupo de pouco mais de 10 países no mundo que desenvolveram vacinas próprias contra a covid-19. No país, mais de 715 mil vidas foram perdidas pela doença desde 2020, segundo o Ministério da Saúde, e cerca de 90% da população acima de 12 anos recebeu ao menos uma dose de imunizante. Com o feito, a indústria brasileira pode alcançar um novo marco na área da saúde: a primeira vacina 100% nacional contra o coronavírus, a SpiN-TEC.

vacinacao_covid-19_vacina_fcpzzb_abr19062101587

A SpiN-TEC foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas/UFMG), com apoio financeiro de R$ 140 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pela Finep.

Nos testes conduzidos, a vacina demonstrou um perfil de segurança superior.

A CHAPA É ESSA

Muitos ainda questionam se o prefeito Nabor Wanderley vai mesmo deixar o cargo para disputar o Senado, mesmo que as pesquisas o mostrem sem muito fôlego. Em entrevista à TV Diário do Sertão na cidade de São João do Rio do Peixe, na tarde da sexta-feira (11), o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) confirmou pela primeira vez que a chapa majoritária para as Eleições 2026 está decidida. “Está bem claro e bem posto”, disse Lucas ao admitir que a chapa o terá como candidato a governador; João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (Rep) como candidatos ao Senado. Faltando apenas a escolha do vice que deve ser do PSB.

Para quem conhece Nabor Wanderley, fica cada vez mais evidente que sua postulação é pra valer. Nabor não é muito de desistir de planos políticos quando decisões são tomadas. Costuma segurar o touro pelo chifre. É claro que em política, porém, mudança de rota também acontece devido às circunstâncias.

OS BONS FRUTOS I

Cícero Lucena aproveitou o fim de semana para andar por cidades do entorno de Patos em busca de apoios e formação consistentes de alianças com lideranças políticas que têm boa capilaridade eleitoral. Fechou apoios em redutos comandados majoritariamente pelo Republicanos, com exceção de Teixeira, como São José do Bonfim, Mãe D’água, Patos, e em outros como Salgadinho e Teixeira. Saiu satisfeito e prometeu voltar. Patos vai se transformar numa espécie de QG. Uma das surpresas ficou por conta do apoio Miguel Motta rompido recentemente com a prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Motta. Miguel apesar de votar em alguns candidatos apoiados pela mesma, como Hugo Motta (Federal), Olívia Motta (Estadual) e Nabor Wanderley (Senador), revelou que o melhor caminho a seguir é estar no mesmo palanque de Cícero.

Imagem do WhatsApp de 2025-17.24.20_576dd329

Fechou com o ex-prefeito de Salgadinho, Damião Mineral, com a esposa dele Luciene a esposa que é vereadora. Outro que também estará no mesmo palanque é o ex-prefeito de São José do Bonfim, Vavá Marques. O prefeito da Capital fechou apoio do ex-prefeito de Teixeira, Nego de Guri, que reuniu várias lideranças da oposição teixeirense para anunciar aliança com Cícero. Em Mãe D’água, Cícero fechou apoio de Felipe Marques, filho do ex-prefeito Monaci Marques, juntamente com o empresário Vei da Terras.

OS BONS FRUTOS II

Em Patos, aproveitou, inclusive, para andar pela feira central de sábado e, pelo visto, saiu mais que satisfeito com o que viu e ouviu. Segundo um interlocutor, saiu feliz com a receptividade. Tanto é que sua assessoria produziu um vídeo dos melhores momentos.

A PERDA DA SANTIDADE

O suposto convite feito pelo prefeito da capital paraibana e pré-candidato ao governo do estado, Cícero Lucena, ao padre Fabrício Timóteo para segunda vaga de senador na sua chapa, não passa de fogo de monturo. Apesar de ser figura carismática e influente na Igreja Católica da Paraíba, sendo considerado um popstar, e mesmo sendo persona non grata dentro da Diocese de Patos, o padre seria o nome perfeito para agregar diversas qualidades a chapa. A possível entrada do religioso na política estadual tem gerado repercussão. Conhecido por sua atuação pastoral e forte presença nas redes sociais, padre Fabrício é considerado um “fenômeno” entre os fiéis e admiradores. O convite, segundo Cícero, já foi formalizado — resta agora a decisão do sacerdote.

78805a221a988e79ef3f42d7c5bfd418-85 (1)

Mas tem um, porém. O padre já deixou claro que só entraria na política por um chamado divino e dificilmente algum religioso que adentra nela não se contamina com os desejos carnais pecaminosos propostos pelas mesas fartas do poder. E aí Padre, vai se contaminar?

METENDO A FACA

O deputado federal Mersinho Lucena, que está de saída do Progressistas, revelou que faltam apenas detalhes para que a filiação ao MDB seja concretizada. O filho do prefeito Cícero Lucena citou que o fato de o partido integrar a base do presidente Lula está facilitando as negociações. Ele citou, inclusive, projetos que foram aprovados com o ministro das Cidades, o emedebista Jader Filho.

Gleisi-Lula-3

No entanto, antes disso, Mersinho deveria ter entrado mais em sintonia com o presidente já que ele votou a favor da derrubada da MP que taxaria as Bets, bancos, fintechs e outros. Com isso, entrou na lista negra da ministra Gleisi Hoffmann com perdas de cargos federais no Estado. De acordo com a ministra, o corte de cargos vai atingir partidos com o PP de Ciro Nogueira; o PSD de Gilberto Kassab; o Republicanos do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB); e até o MDB. Além de Mersinho que deve perder cargos, entram na lista Aguinaldo Ribeiro e Damião Feliciano que votaram a favor dos ricos.

O 15 DE VOLTA

Se com Veneziano candidato a governador em 2022, o MDB não conseguiu voltar à cena estadual como partido protagonista, está nas mãos de Cícero Lucena o desafio de devolvê-lo ao partido que por décadas mandou na política paraibana, como seu último líder, o Mestre de Obras José Maranhão (saudosa memória). É claro que os tempos são outros por aqui e velhos guerreiros como o Grupo Motta já não fazem mais parte do partido. O que pesa e pesa muito. Porém, velhos simpatizantes e filiados estão esperando só este momento para regressarem a legenda.

WhatsApp-Image-2025-10-08-at-16.50.20

Segundo um assessor confessou à nossa coluna, Cícero usará o 15 como simbolismo para sua volta. Ele que foi vice-governador pelo partido, deve anunciar sua filiação e volta no dia 15 de outubro e às 15h. “É sempre bom voltar para casa”, deixou ele essa fala nos últimos dias após encontro com o presidente nacional do MDB Baleia Rossi. Alguém duvida mais para onde ele vai? Leva na mala os deputados federais Mersinho Lucena (PP) e Wellington Roberto (PL).

A PREÇO DE DIAMANTE

Ao que tudo indica, o apoio de Lula na Paraíba vai ser disputado a preço de diamante. De um lado, o prefeito Cícero Lucena que está prestes a voltar para o MDB e assim facilitar um apoio do presidente que não tem muita simpatia pelos Ribeiros, visto que, o jogo de almoçar com aliado e dormir com o inimigo, tem cansado e deixado o PT desconfiado.

Lula lider

Do outro lado, aparece o governador João Azevêdo (PSB), que garante que o Partido dos Trabalhadores (PT) estará na aliança que disputará as eleições 2026 no Estado. João Azevêdo disse que tem mantido o diálogo constante com a legenda, tanto em nível nacional, quanto no estado, e lembrou que o PT integra sua gestão. E para atrair de vez a legenda, estaria disposto até a oferecer a vaga de vice.

Imagem do WhatsApp de 2025-10-007.26.57_53fcbb9b

O problema continua se chamando Ricardo Coutinho que tem rinha com João. Mas este tem dito que vota em quem Lula mandar.

ESSA ALMA QUER REZA

A cada foto um flash, e a cada filmagem um afago em um antigo aliado. Segundo interlocutores, o flagrante feito com o analista político Rômulo Xavier, filho do saudoso Orlando Xavier, não foi por acaso. A alma quer reza mesmo e o arrodeio feito em torno do prefeito Nabor Wanderley tem discurso pronto: “deixa eu voltar Naborzinho”.

Já dizia o saudoso Chico Bocão: “Jumento carregado de açúcar até o rabo é doce”.

O BABÃO DE TODOS

Nem sempre quando um assessor tira foto com o chefe, este fica à vontade. Na sua última visita a Patos, o governador João Azevêdo tirou foto com o conhecido Fábio Lopes, e pela cara, deve ter pensado: quem é esse pelo amor de Deus?

Imagem do WhatsApp de 2025-1003.40_2704e910

Detalhe: Fábio se diverte em ser chamado de Babão. Faz parte do marketing pessoal.

A MATEMÁTICA DE MAIKON

O vereador Maikon Minervino (sem partido) confidenciou que continua contando com apoio suficiente para lhe garantir a vitória na eleição da Mesa Diretora que tem tudo para ser antecipada para dezembro deste ano. Mesmo com os declínios de Nadir Rodrigues e Brenna Nóbrega, ele garante que a vitória virá já que o grupo continua firme e forte. “Não teremos mais surpresas, posso lhe garantir,” disse ele a coluna. No entanto, ele ainda conta com o voto de Nadir para sacramentar a vitória com 12 sufrágios.

Imagem do WhatsApp de 2025-1) 17.20.30_57059636

E para assegurar que o grupo está firme e forte, fez um jantar semana passada para segurar a turma. Com exceção de Emano Nóbrega que faltou, os demais foram lá comer do bom e do melhor na casa de Marco César e ainda levaram suas digníssimas esposas. Jantar regado a caviar, mas sem rapadura mesmo.

APOIO INCONDICIONAL

539042658_18522528271049295_3564165348729631083_n

Maikon Minervino não diz claramente, mas deve usar sua entrada no Republicanos para garantir o apoio das principais lideranças do partido como Hugo Motta e Nabor Wanderley. Apesar desse último já ter dito nos bastidores que não quer se envolver na eleição da Mesa Diretora da Câmara. Quer Maikon passar o recado que está incondicionalmente com o Grupo Motta Wanderley para o que der e vier, e que não haverá surpresas depois.

SEM OPÇÕES DE FOGO

Após tentar emplacar a pré-candidatura do vereador Sales Junior, sem sucesso, e do jovem estreante na Câmara, Jonatas Kaiky, que encontra dificuldades de aglutinação em torno do seu nome, o grupo de Tide Eduardo parece ter encontrado uma velha solução: o retorno de Nadir Rodrigues como candidata a presidência da Casa pela terceira vez. Mesmo com sinais de rompimento com Maikon Minervino, Nadir tem se mostrado reticente quanto à ideia e nos bastidores tem tido que não tem essa pretensão.

Nadir 3

Maikon assim encontra cada mais caminho livre para garantir a presidência mesmo com a dissidência de duas vereadoras.

TRISTE REALIDADE

A violência contra a mulher segue fazendo vítimas na Paraíba. Somente em 2024, 25 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado, segundo dados oficiais da Segurança Pública. O número de denúncias ao canal 180 cresceu 30,7% no mesmo período, revelando o aumento dos casos e a maior disposição das vítimas em buscar ajuda. Além disso, a cada 30 minutos, uma mulher paraibana solicita medida protetiva de urgência nos tribunais, conforme o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) reforçou, neste 10 de outubro, Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

camila-toscano-768x620

O que de fato vem ocorrendo para o aumento desses números? As mulheres estão sendo cada vez mais vítimas ou elas perderam mesmo o medo de denunciar? As duas alternativas podem estar corretas. O que me diz a macharada?

« Voltar

Veja também...

QUARTA-FEIRA, 01

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os bastidores das trocas na Câmara de Patos e a pesquisa interna de Cícero

Publicado em Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025
COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os bastidores das trocas na Câmara de Patos e a pesquisa interna de Cícero

TV 40 Graus

Click 40 Graus

GILMARA JUNG

Gilmara Jung: A morena de olhos cor de mel e sabor de mel

Publicado em Segunda-Feira, 13 de Outubro de 2025
Gilmara Jung: A morena de olhos cor de mel e sabor de mel