Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER - A farra dos testes rápidos e a frouxidão em Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2021


FROUXIDÃO NA CIDADE

Bares e restaurantes já devem exigir passaporte da vacina na Paraíba, esclarece procurador-geral do Estado Fábio Carneiro, sobre a lei do passaporte da vacina, aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e sancionada pelo governador João Azevêdo (Cidadania). Clientes e funcionários já devem comprovar a vacinação contra a Covid-19 para adentrar em estabelecimentos no Estado.

Enquanto isso, em Patos, a exigência corre frouxa neste seguimento. Poucos são os bares e restaurantes que estão exigindo o passaporte. Sem fiscalização rigorosa, todos aproveitam e fazem de conta que não existe a medida. Já os supermercados, estão todos cumprindo.

FALTA AÇÃO DE MOBILIDADE

 

 

SOFRIMENTO FEMININO

Não estou nada surpreso com os dados a seguir. Importunação e assédio sexual são os principais motivos de insegurança das mulheres ao se deslocarem pelas cidades brasileiras, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva. O levantamento ouviu mais de 2 mil pessoas de todo o país, e concluiu que o público feminino é o grupo mais vulnerável quanto às violências que ocorrem nos diversos meios de transporte.

Sete em cada 10 entrevistadas afirmaram já ter recebido olhares insistentes e cantadas inconvenientes enquanto se deslocavam nas cidades em que vivem. Disseram ter passado por episódios de importunação e/ou assédio sexual 36% das mulheres, número superior aos 34% que já foram vítimas de assalto, furto e/ou sequestro-relâmpago.

Numa cultura amplamente machista, as mulheres sofrem com esse tipo de apelo indecente. Pior ainda quando não fica só em olhares. Mais respeito, é o mínimo que elas pedem.

PRESENTE DO DIA 15

WhatsApp Image 2021-10-15 at 15.16.51

O prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, usou a data de hoje (15), Dia do Professor, para fazer um anúncio que deixou todos eles bastante felizes. O pagamento dos precatórios do magistério no valor de R$ 1.618.077,35. Depois de votado na Câmara e acordo homologado na Justiça, finalmente os professores terão os valores em suas contas.

Presente melhor, impossível. É assim que também se faz educação, valorizando a quem a leva.

 

BOA DISCUSSÃO

A Câmara de Patos-PB faz bem em debater o problema de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais na cidade. Apesar de Patos, segundo o IBGE, ser uma das mais avançadas nesse sentido, ainda é pouco diante da necessidade dessa gente se locomover. “Um verdadeiro absurdo. Pisos irregulares, rampas obstruídas e tudo mais.”, lamentou Zé Gonçalves (PT) autor da proposta. “O número de reclamação nesse sentido aumentou muito”, acrescentou Jamerson Ferreira (PL). “Vamos agendar esse debate para o mês de novembro.”, informou a presidente da casa, Tide Eduardo (PSL).

FIRME E FORTE

A ex-vereadora e ex-secretária com status de ministra, Edjane Araújo, parece já está bem engajada no governo Nabor 3. Após passagens por todos os governos que antecederam, com exceção de Ivanes Lacerda, Edjane deixou a vereança, mas não deixou o poder. Já é vista em todas as atividades governamentais, e mesmo fora da Câmara, ainda dá o tom nas ações do esposo vereador. Ela confidenciou que quando veste uma camisa, veste para valer. Dita inclusive o ritmo e o tom da atuação política do esposo.

A mulher é forte! Na volta ninguém se perde. Não é mesmo?

TESTE FURADO

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar as compras feitas pela prefeitura de Cuité de Mamanguape, em 2020, de testes rápidos da covid-19. O município já tinha sido um dos alvos da ‘Operação Select’, realizada mês passado e que cumpriu mandados de busca também nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Caldas Brandão, Mamanguape, Alhandra, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz e Lagoa.

A FARRA DOS TESTES

 

 

DEBANDADA PROGRESSISTA

O movimento de costura para a volta do presidente Jair Bolsonaro aos quadros PP pode gerar uma debandada de lideranças políticas filiadas à legenda na Paraíba, afirma matéria da Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (14). O partido articula a filiação do presidente para brigar com o novo União Brasil por uma maior bancada na Câmara Federal.

A senadora Daniella Ribeiro, o deputado Aguinaldo Ribeiro e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, estariam dentre as principais “baixas” da legenda caso isso aconteça.

Não é à toa que os Ribeiros já ensaiam uma aproximação com cara de namoro com Romero Rodrigues (PSD) diante dos afagos da semana feitos pela senadora ao afirmar Romero daria um bom vice. A Folha de São Paulo especula que os três se abrigariam no PSD, partido comandado no estado pelo ex-prefeito e pretenso candidato ao governo, Romero Rodrigues.

SERÁ COVID?

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve uma crise de tosse que chamou a atenção dos espectadores. Em cerca de 35 minutos, ele tossiu nove vezes. A live foi encerrada, inclusive, com o presidente tossindo muito. Ele não usou máscara em nenhum momento da transmissão, mesmo ao lado de um intérprete de libras.

 

 

“Estou com uma gripe aí. Então, está complicado pra mim, mas vamos lá”, disse Bolsonaro durante o bate-papo com seguidores. Bolsonaro não usou máscara durante a maior parte da pandemia.

GOVERNO BAGUNÇADO

A bagunça desse governo é até no agendamento de eventos. É que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, cancelou a visita que faria hoje (15) na Paraíba. De acordo com a assessoria dela, foi preciso fazer ajustes na agenda e, por conta disso, Damares não participará das inaugurações hoje na Defensoria Pública do Estado e no Hospital Universitário de João Pessoa.

Não é a primeira vez que isso acontece justamente com eventos marcados para Paraíba. Várias vezes o próprio Bolsonaro e outros ministros anunciaram vinda ao Estado e desmarcaram. Falta de respeito e de responsabilidade com os compromissos assumidos.

A POBREZA GOVERNAMENTAL

 

O LOBISTA DE CIGARROS

O ex-senador Cássio Cunha Lima foi contratado para atuar em nome da fabricante de cigarros Philip Morris perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi publicada pelo site UOL, que afirma que o contrato foi firmado desde 2019. Procurado pela coluna do portal, o ex-governador respondeu que não comentaria questões de clientes.

É o chamado lobista de cigarros.

« Voltar

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A gota d'água de Brother e o tiro errado em Hugo

SEGUNDA-FEIRA, 31

SEGUNDA, 31 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: O almofadinha viajante e a legenda da saúde de Patos

Veja também...

NA PARAÍBA

Homem é morto a tiros e namorada é baleada dentro de residência em Patos

NA PARAÍBA

Quatro pessoas são mortas a tiros e outras duas ficam feridas durante festa na Capital

POLÊMICA

Nabor Wanderley defende Hugo Motta de ataques com uso de IA