ARBORIZAÇÃO PERDIDA
SAÚDE IMPOSITIVA
Vereadores de Patos analisam proposta da presidente Tide Eduardo de destinar os 50% das Emendas Impositivas destinadas à saúde, para compra de um mamógrafo e um ultrassom para o Centro de Atendimento Frei Damião. Por enquanto, apenas o vereador Nandinho (Avante) se posicionou contra. “Nesse caso, eu concordo e ao mesmo discordo, pois entendo que a Secretaria de Saúde é quem tem que comprar”, justificou o vereador do Avante.
De fato vereador, quem compra é a Secretaria, mas sem dinheiro em orçamento fica impossível. Daí acho que veio a ideia da vereadora. Confesso que não entendi o posicionamento do parlamentar.
VIA TUCANA
O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Pedro Cunha Lima, pode voltar a ser o nome das oposições na disputa ao governo da Paraíba, em 2022. A tese voltou a circular entre os tucanos após informações de que o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), estaria disposto a desistir da candidatura para firmar aliança com o governador João Azevêdo (Cidadania), que tentará a reeleição no próximo ano.
Romero nem emplaca, nem decide o que quer da vida. Vem emperrando todo o processo da oposição. Enquanto isso, João está em céu de brigadeiro.
FORA DE HORA
Em campanha de prévias presidenciais do PSDB neste sábado, o governador de São Paulo, João Doria, foi na sexta-feira a Guarabira, município de 59 mil habitantes na região do brejo paraibano. Ao participar de uma coletiva para a imprensa local na Câmara de Vereadores, o paulista protagonizou episódio que tem repercutido num vídeo nas redes sociais. Ao discorrer sobre soluções para a seca que assola o Nordeste, Doria citou o exemplo da rica cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, que prosperou em meio ao deserto, e pediu à plateia que aqueles que já tivesse ido a Dubai levantassem o braço.
Em vão. Apenas dois deputados presentes fizeram o sinal.
CORRIDA BRASIL
O governo tem pressa, pois o ano eleitoral vem aí. A Câmara dos Deputados vai “correr” para analisar, esta semana, a proposta que busca criar uma folga no orçamento para o governo implantar o novo Bolsa Família. O Auxílio Brasil, como será chamado, vai ser de R$ 400 e deve durar de novembro deste ano a dezembro do ano que vem, ano da eleição. Depois volta ao valor atual com reajuste de 20%. A PEC tem como relator o patoense Hugo Motta (Republicanos), aliado do governo, e foi aprovada semana passada por uma comissão especial. A proposta chegará ao Plenário na forma do substitutivo.
MISÉRIA BRASIL
CHICA DE VOLTA
A ex-deputada Francisca Motta (Republicanos) parece ter tomado gosto pela pretensão de voltar à Assembleia Legislativa. Vem correndo os quatro cantos do Estado e ainda mostrando sintonia com os diversos setores do Governo Estadual. Usa a sede do partido em João Pessoa para se reunir com lideranças e tem visitado os diversos gabinetes de secretários de estado pleiteando obras e outras ações em favor dos municípios. Leva até os prefeitos para as reuniões. Está tomando gosto.
FORA DE SINTONIA
Quem precisa mostrar mais sintonia com o governo do Estado é o deputado Érico Djan que recentemente disse que até dezembro deve anunciar se é candidato a reeleição ou não. Precisa tomar mais gosto pelo mandato e mostrar mais ações. Estranhamente, o governador em entrevista recente em Patos, não citou o nome de Érico entre as forças que trabalham por Patos. Citou todos os membros do Grupo Motta. É estranho mesmo. O deputado é do mesmo partido do govenador, mas não tem mostrado sintonia com ele. Nas visitas do governador, quem mais aparece nas fotos é o Grupo Motta.
DE MALAS PRONTAS
O ex-juiz Ramonilson Alves, que abandonou a barca furada dos patriotas, já tem certo o seu destino para disputar as eleições vindouras. Ele que vai pleitear um cargo de deputado, estadual ou federal, e já está de compromisso firmado com a Frente de Renovação Parlamentar (FRP), e posteriormente irá se filiar a um partido ainda não escolhido. Os encontros são quinzenais. O primeiro foi em João Pessoa e a coluna descobriu em primeira-mão que o ex-juiz participou. O grupo voltou a se reunir, dessa vez em Campina Grande, onde 20 lideranças políticas que buscam um mandato parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba em 2022, assumiram um compromisso: marchar juntas rumo à Assembleia Legislativa da Paraíba. A ideia é eleger seis ou sete deputados estaduais.
COMBUSTÍVEIS – POVO NAS RUAS
RENOVAÇÃO NA PREFEITURA
O prefeito Nabor Wanderley, embora não transmita publicamente, não anda nada satisfeito com o desempenho de alguns secretários que simplesmente não mostraram para que vieram até agora. Já está ele certo de fazer mudanças o quanto antes para não ter que sacrificar todo o mandato e principalmente ano que vem que é ano eleitoral, o que dificultaria mexidas no governo. Pensando nisso, uma fonte ultra fidedigna confidenciou a coluna que vai mexer em pelo menos três secretarias até o final de ano. Esse número poderá aumentar caso ele encontre substitutos a altura dos cargos.
Os parasitas de plantão deverão deixar o governo o quanto antes.
BYE BYE FUNDAP
É cada vez mais forte dentro do governo a defesa dos que tentam convencer o prefeito Nabor a extinguir a Fundação Cultural de Patos (FUNDAP), que em quase cinco anos funcionando, pouco fez e nada captou de recursos em prol da cultura. Criada por Dinaldo Filho justamente com essa maior intenção, até hoje procuram-se as grandes ações e os recursos captados por ela. Até o São João feito por ela deu rombo milionário e foi considerado um fiasco. A ideia é voltar a Cultura a ser atrelada a outra pasta como sempre foi.
Falta muito pouco para o prefeito bater o martelo.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar