Compartilhe

SEGUNDA, 18 - VOCÊ NÃO PODE PERDER - A oposição sem rumo em Patos e o redemoinho causado por Nabor

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2023


FORTE PRESTÍGIO  

A Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária (PEC 45/19), que simplifica impostos sobre o consumo, prevê fundos para o desenvolvimento regional e para bancar créditos do ICMS até 2032, além de unificar a legislação dos novos tributos. A proposta foi aprovada na sexta-feira (15) em primeiro turno por 371 votos a 121, e em segundo turno por 365 a 118. O presidente da Câmara, Arthur Lira, comemorou a aprovação e anunciou que o texto poderá ser promulgado na próxima quarta-feira (20).

camara-aprova-reforma-tributaria

Mas o que chamou mais atenção na foto acima foi ver o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) como um dos mais influentes do Congresso hoje. Não por acaso ele aparece na foto com as principais lideranças da Casa, até porque, lá ele é líder do seu partido que tem uma bancada de 41 deputados e tem voz ativa nas principais decisões hoje da Câmara.

INFLUÊNCIA PARAIBANA

Os parlamentares votaram dois destaques antes de concluir a sessão. O primeiro manteve o texto original, mas o segundo retirou as armas e munições do imposto seletivo, por 293 votos a favor e 193 contrários. Como a reforma tributária não sofreu alterações de mérito em relação ao texto aprovado pelo Senado, o Congresso promulgará a emenda constitucional da reforma tributária na próxima semana. Dos 12 deputados paraibanos, apenas Wellington Roberto e Cabo Gilberto, ambos do PL, votaram contra a reforma, no primeiro e segundo turnos.

Reforma-Tributaria_Lula-Marques-AB

Mas o que chamou mais atenção foi a influência de parlamentares paraibanos em todo este processo. Aguinaldo Ribeiro como relator da matéria e Hugo Motta sendo decisivo dentro do Republicanos no comando da bancada de 41 deputados.

VITÓRIA DO NORDESTE

E ainda falando em reforma, outro destaque ficou por conta do lobby dos governadores do Nordeste, através do Consórcio, que conseguiram manter os incentivos ao setor automotivo e a fabricantes de baterias do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e reinstituíram a autorização para que o salário de auditores-fiscais estaduais e municipais sejam igualados aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

image_processing20230428-18030-ni97nv

Os destaques rejeitados impediram alterações em relação ao texto do relator. Os parlamentares não reincluíram os regimes específicos para os setores de saneamento e concessão de rodovias.

RELATOR FORTE

O relator da Reforma Tributária, o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), mostrou sua influência e poder de articulação ao retirar vários pontos incluídos pelo Senado no início de novembro. Caíram a cesta básica estendida, que teria alíquota reduzida em 60%, e regimes especiais para o saneamento e o transporte aéreo. Em contrapartida, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), manteve o benefício a profissionais liberais, que pagarão alíquota 30% menor.

Aguinaldo-Ribeiro-3

A retirada de exceções tem como objetivo reduzir a alíquota padrão do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Quando a reforma foi aprovada pela primeira vez na Câmara, em julho, o Ministério da Fazenda estimava que o IVA cobrado sobre a maioria dos produtos ficaria entre 24,45% e 27%. Com as exceções incluídas pelo Senado, a alíquota subiria para 27,5%. Isso faria o Brasil ter a maior alíquota entre os países que adotam o imposto tipo IVA. Atualmente, o país com o IVA mais alto é a Hungria, com 27% de imposto.

ALÇA NOROESTE

Ontem o governador João Azevêdo (PSB) assinou a ordem de serviço para construção do arco metropolitano de João Pessoa, que vai interligar diretamente a BR-101 e a BR-230 com a construção de dois viadutos. Na região de Campina Grande, uma obra semelhante está em fase final de execução e a previsão é de que seja entregue no próximo dia 22 deste mês. A informação da entrega é do vice-governador, Lucas Ribeiro (Progressistas).

obra-2

Prometida há muito tempo por outras gestões, a obra tem uma extensão de 6,4 quilômetros e vai interligar as BRs 230, 104 e a rodovia estadual PB-095, retirando o tráfego de longa distância do centro da cidade – principalmente caminhões pesados.

Bem que em Patos poderia colocar para frente o projeto da Alça Noroeste ligando as zonas Norte e Oeste da cidade. Iria ligar importantes BR’s e desafogar o trânsito da Rua do Prado e outras do Centro. Infelizmente o projeto que vem sendo pleiteado pelo prefeito Nabor e o deputado Hugo Motta depende do DNIT que até hoje não tirou da gaveta a alça.

FESTA SEM PRATA DA CASA

A baronesa Priscilla Lima prepara uma grande festa no dia 25 de dezembro em praça pública. Mas o que chamou mais atenção foram as atrações. Ela que tanto critica os políticos de Patos, não colocou na programação nenhuma prata da casa de Patos. Que pisada na bola. Assim fica difícil dizer que ama e trabalha pelo povo de Patos.

Imagem do WhatsApp de 2023-1 16.18.09_65d1ed68

Que forró descompassado é esse.

DINHEIRO JOGADO FORA

O dinheiro perdido dado a alguns blogueiros da cidade parece ter chegado ao fim depois de uma gota d’água. Quem os alimentava parece ter percebido que seu dinheiro estava sendo jogado fora sem efeito prático positivo nenhum. Se a intenção era se promover a ponto de ganhar base e conhecimento perante à população, o descrédito de quem passava a mensagem, na verdade, acabou destruindo a intenção e o financiador descobriu que estava servindo de contrapropaganda. Ou seja, de tanto jogar dinheiro ao vento, a parceria foi desfeita.

saco dinheiro18

Para ter resultados satisfatório em campanha eleitoral, não existe outro caminho: é contratar profissionais da área ou empresas especializadas em marketing eleitoral. Sem isso, pode esquecer campanha.

SEM NOMES E SEM RUMO

A direita tenta a todo custo produzir um candidato para concorrer às eleições em Patos. Sem nome ainda, tem até membro dela destilando todos os venenos possíveis a aquele que pode ser o único a topar uma candidatura contra o prefeito Nabor Wanderley: Ramonilson Alves. Como ele está quieto, solitário e sem dá indícios que será o nome, a impaciência de membros da direita fica cada vez mais patente. O vereador Jamerson Ferreira, por exemplo, parece ter perdido a paciência de vez e de guru de Ramonilson em 2020, transformou-se no mais ferenho crítico do ex-juiz. Todos os dias ele tece uma crítica em seu programa. 

ramonilson-750x358

Fica claro que a oposição de Patos não tem projeto, ideias, muito menos nomes para concorrer às eleições de 2024.

PASSO DE TARTARUGA

Apesar de participar de reunião com um grupo oposicionista no último sábado (16), o ex-juiz Ramonilson Alves não parece estar muito animado para uma provável candidatura sua a prefeito colocando bem mais para frente toda e qualquer decisão. Tanto é que considera prematuro o debate sobre eventuais candidaturas.

Dr.-Ramonilson-1

“Ficamos honrados com a referência ao nosso nome como uma das possibilidades lembradas, mas tudo depende de decisões coletivas, baseadas na soberana vontade popular e no momento mais adiante. O importante é ter alguém que pense e atue para servir ao público, que seja capaz de aplicar corretamente os recursos e facilite a geração de empregos e oportunidades de trabalho. Não pode ser, em hipótese alguma, uma pessoa que vise servir-se do que é do público para realizar interesses particulares”, disse Ramonilson.

Não sei se já repararam, até da mídia e dos holofotes Ramonilson anda afastado. Falta interesse e ânimo para enfrentar mais uma árdua batalha.

Imagem do WhatsApp de 2023-12-17 13.52.16_983f7fd9

MATO SEM CACHORRO

E por falar na oposição, com as movimentações políticas feitas nos bastidores pelo prefeito Nabor Wanderley, o então candidato da oposição poderá não oferecer palanque forte e com muitos partidos aliados já que o prefeito tem arregimentado apoio de várias legendas. Com isso, faltarão alternativas de filiação para muitos candidatos da oposição que almejam uma vaga na Câmara e mina todo e qualquer apoio a uma candidatura majoritária oposicionista.

Nabor e Cicinho 3

O prefeito tem fechado portas e rompido pontes da oposição o que tem preocupado vereadores de oposição que ainda não têm partido para se filiarem até abril. É um verdadeiro mato sem cachorro.

REDEMOINHO POLÍTICO

Muitos estão a criticar a mexida no tabuleiro político de Patos feita por Nabor Wanderley por não entender bem o que ele de fato faz. A gente explica então. Ao levar para seu projeto figuras que no conceito popular não tem voto, o que ele faz na verdade é minar e impedir qualquer possibilidade de surgimento de novas lideranças oposicionistas. Quem tem ensaiado voar, as azas são cortadas.

Na verdade, ele tem tornado o campo oposicionista cada vez mais fraco e sem opções. Um verdadeiro redemoinho político causado pelo prefeito. É preciso entender que numa eleição até quem não tem base e voto pode somar, contanto que diminua o outro lado. Captaram agora a jogada de mestre?

INCOMPETÊNCIA AO CUBO

A oposição ao prefeito Nabor, de tão preocupada com as inúmeras ações do governo e os efeitos positivos que elas já causam, tem jogado com toda a sua incompetência que já é bastante peculiar. Sem ter como combater o enxame de obras, provocou a 4ª Promotoria do Patrimônio Público, por meio da Promotora Dra. Carmem Eleonora, que recomendou a Prefeitura de Patos, bem como a Câmara Municipal, acerca da divulgação de informativos institucionais que contenham textos ou fotografias que demonstrem qualquer tendência à propaganda autopromocional.

Prefeitura foto (1)

A denúncia, originada do gabinete do vereador Josmá Oliveira, do PL, alega que a gestão municipal estaria utilizando a Comunicação da Prefeitura de Patos para promover sua imagem pessoal. O vereador argumenta que estaria sendo violado o Artigo 37 da Constituição Federal, onde trata dos princípios da administração pública, especialmente os princípios da impessoalidade e legalidade. Diante dos fatos, o Ministério Público acatou a denúncia do vereador e expediu a recomendação.

Observando o material produzido pela SECOM, não existe nada que pareça com promoção pessoal. É só coisa de quem não tem argumentos para destruir a máquina de obras. Apenas isso.

« Voltar

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os conchavos da chapa de João e o beiço dos vereadores

TERÇA-FEIRA, 10

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: As cartas de Maikon e o intruso comilão

Veja também...

NEGOCIAÇÃO

Novo piso dos comerciários de Patos segue indefinido

DEFINIÇÃO

Prefeito Jucélio se reúne com a PM e Bombeiros e define segurança do João Pedro de Mãe D'água

EM FLAGRANTE

Preso em Patos homem com maconha e haxixe, além de R$ 7 mil