A INVERTIDA
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, realizou, nesta terça-feira (22), uma visita técnica à Barragem de Oiticica, no Rio Grande do Norte. Localizada na cidade de Jucurutu, a estrutura, considerada essencial para a segurança hídrica do estado, é uma das obras incluídas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recém-lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Circula na internet um vídeo da vistoria que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra que teria passado vergonha ao levar uma baita de uma invertida de um pescador. Pois num é que é Fake.
É FAKE
Nossa coluna foi advertida que embora as estradas esburacadas do Rio Grande do Norte seja uma marca registrada do governo Fátima Bezerra (PT), que em quatro anos e meio de governo não consegue resolver o problema, alvo de reclamações quase diárias dos deputados estaduais nas sessões da Assembleia Legislativa, não passa de “fake” o vídeo que circula nas redes sociais, onde a governadora aparece sendo constrangida por um pescador. Segundo especialistas consultados pelo BLOG DO FM, o áudio do vídeo correspondente ao pescador e uma montagem na qual a suposta fala do pescador foi inserida.
VAQUINHA MAIS MAGRA
O vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) é autor do Projeto de Lei nº 3934/2023, que disciplina a arrecadação de recursos financeiros pela internet, por intermédio das chamadas “vaquinhas eletrônicas”, ou plataformas de crowdfunding. A matéria prevê o estabelecimento de parâmetros e limites, além de sanções aos que descumprem as regras estabelecidas. A apresentação da matéria foi motivada pelo fato de que agentes ou ex-agentes públicos abusaram de sua popularidade e de seu poder político para, sob o pretexto de quitar suas dívidas com o Estado – resultantes dos ilícitos administrativos, cíveis, eleitorais ou penais que cometeram –, obter de cidadãs e cidadãos os recursos necessários, por meio das referidas “vaquinhas virtuais”.
Bolsonaro e Dellagnol são exemplos – O problema, segundo Veneziano, é que, além dos recursos necessários, essas pessoas arrecadaram quantias que ultrapassaram, em muito, os valores iniciais estipulados para justificar as campanhas e, muito pior, apropriaram-se dessa vultosa diferença.
Os exemplos mais flagrantes noticiados dessa prática foram os ocorridos com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com ex-deputado federal Deltan Dallagnol.
SERVIÇO RECONHECIDO
A Câmara Municipal homenageou nesta terça-feira (22), com Votos de Aplauso, 06 policiais militares lotados no 3º BPM – Batalhão de Polícia Militar, com sede em Patos, pelos relevantes serviços prestados à sociedade patoense, no exercício de suas atividades de segurança pública, em reconhecimento a ação dos cabos José Junho dos Santos e José Francisco Jerônimo de Medeiros; dos soldados João Pedro de Araújo, André Batista da Nóbrega; do Sargento, Francisco Jerônimo Medeiros Junior e do soldado Vanderlan Dias Marques, respectivamente.
“São policiais que se destacaram durante operações que culminaram na prisão de traficantes, apreensões de drogas e proteção do patrimônio público”, justificou o vereador Sgt. Patrian Junior (Rede), autor das proposituras.
SEM FOME
A Audiência Pública realizada ontem (23) para debater o tema da Campanha da Fraternidade 2023, sobre a fome, proposta pelo vereador Zé Gonçalves (PT), só teve quatro gatos pingados. Até onde se sabe, apenas quatro parlamentares se fizeram presentes e mais um punhado de gente. Tirando os discursos vãos e demagógicos, mais que debater, é preciso agir para solucionar o problema. “É preciso ampliar essa discussão relacionada à fome aqui no nosso município para que essa chaga, que ainda atinge muitas famílias, seja erradicada”, defendeu autor da propositura.
Pelo visto, não existe fome por soluções por parte dos parlamentares que faltaram ao debate. A fome é outra. Ano que vem vai aparecer muita gente querendo matar a fome do eleitor.
MUITOS PAIS
A população parece gostar mais quando uma obra é vinculada a algum político que se torna “pai da criança”. Mas uma em Patos bateu o recorde. A chegada da telefonia móvel a Santa Gertrudes foi celebrada por muitas figuras. Teve até vereador dando a entender que também é um dos pais. Willa da Farmácia comemora chegada do sinal de telefonia no distrito de Santa Gertrudes. “Agradeço ao então deputado e hoje senador Efraim filho, aos deputados Hugo Mota e Francisca Mota e ao prefeito Nabor que facilitou a tramitação de documentos na esfera municipal.”, disse o vereador do Pros, durante pronunciamento na Câmara.
Proponho fazer um DNA no Programa do Ratinho.
FRUTOS TARDIOS?
Muitos diziam que o médico Érico Djan era pouco atuante como deputado estadual e pouco se via de resultado no seu trabalho. Foi só ele deixar o mandato para começar a aparecer alguns de seus frutos. Esta semana a deputada Francisca Mota ao lado da esposa dele, secretária de Cultura Germana Wanderley, em audiência com o secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Pedro Santos, conseguiu a liberação de recursos provenientes de uma Emenda Impositiva, destinada pelo então deputado no ano de 2022, que será para as quadrilhas juninas locais, por meio da Associação de Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP), na ordem de R$ 49.398 reais. O anúncio da construção da ponte sobre o Rio Farinha, em Cacimba de Areia, por parte do governo do Estado, ele também creditou como uma propositura sua.
AS MIGALHAS DO JOÃO
Entra governo e sai governo e os ditos cujos continuam com as mesmas práticas na Paraíba. Fazem muita mídia com os números positivos conseguidos pelas briosas polícias, mas se esquecem que eles também se alimentam. Agentes de Segurança Pública precisam de salários maiores e menos “puxadinhos”. Na maioria dos estados brasileiros, a Paraíba como exemplo, a valorização dos agentes, muitas vezes, fica só no discurso e em ações paliativas, puxadinhos nos ‘vencimentos’ e soldos, para acalmar os “ânimos” das categorias, a cada novo tempo de insatisfação.
Foi assim que aconteceu com a criação da Bolsa Desempenho, no governo Ricardo Coutinho, há alguns anos. O benefício garantiu uma porcentagem a mais nos salários dos ativos e deixou os inativos à própria sorte, quando não aguentavam mais trabalhar. O governo atual iniciou uma mudança e a medida foi bem vista pela categoria, que, apesar da incorporação paulatina, espera apreensiva pela implementação plena.
A questão é que agora, na mesma linha de fazer “puxadinhos”, evitando focar no principal, o aumento real de salário, o governador João Azevêdo (PSB) desonera ‘os extras’ dos trabalhadores da Segurança Pública.
REDE AO MAR
Pelo visto, o suplente de deputado Cicinho Lima anda muito preocupado com os problemas de Patos. Tanto é que convidou o novo amigo, Sílvio Soares, ex-candidato a vereador e deputado Federal para uma conversa, digamos política, num passeio de lancha em plena quarta-feira. As conversas pelo visto, avançaram bastante e ele deverá ser um dos fortes aliados na sua propensa candidatura a prefeito de Patos.
Pelo visto, Cicinho está partindo para fisgar peixes graúdos.
PEIXE GRAÚDO
Sílvio Soares se põe como liderança política em Patos tendo já concorrido em algumas eleições. Na última municipal sufragou 41 votos para vereador em 2020. E concorreu vaga na Câmara Federal obtendo 234 votos no Estado inteiro, sendo 156 votos em Patos pelo partido Patriota (5134), perdendo até para Gustavo Ramos que tirou 911 votos no Estado e em Patos – 268.
LEVOU FALTA
Até onde se sabe, esta quarta-feira (23 de agosto) não foi ponto facultativo para os servidores do Estado. É que em plena quarta-feira, enquanto você comerciante, servidor público estava dando duro no trabalho; você artista ou ativista cultural estavam ralando em busca de ganhar o pão, o secretário Executivo de Cultura da Paraíba, Cicinho Lima estava curtindo a vida em alto mar junto com a família e o amigo Sílvio Soares de Patos.
PASSEIO CARO
E o passeio de lancha foi proporcionado pela Baronesa Priscilla Lima pela passagem do aniversário de Sílvio. Sabe-se lá porque tanto prestígio de uma hora para outra. Ele mesmo agradeceu o presente e por ter proporcionado tanta alegria para sua família.
LEVANDO A SÉRIO
O locutor Nildo Pereira, pelo visto, está levando a sério sua pré-candidatura a prefeito de Patos. É que ele foi visto em conversa com uma grande liderança política que pode ser um forte cabo eleitoral ano que vem, Ilverdânio, que esteve apoiando Maurício Alves quando este se elegeu vereador de Patos. Sabe todos os caminhos para vitória.
FORTES NOMES
Muitos dizem que ano que vem a eleição para prefeito será por W.O em Patos. No entanto, já começam a surgir nomes fortes para tirar o sono do prefeito Nabor Wanderley que deverá ir para reeleição. Nada mais nada menos que Simone Carneiro, irmã da atual secretária de Educação da cidade, Adriana Carneiro, credencia-se agora como pretensa candidata a prefeita de Patos. Já fez até inúmeras promessas por uma saúde melhor. No entanto, terá que remar muito já que terá dificuldades conseguir votos dentro da própria família que é toda nabozista.
São tantos nomes surgindo que é capaz do prefeito perder os cabelos que ainda lhe restam da sua cabeça.
RECLAMAÇÕES A MIL
Se tem uma secretaria de Patos que vem sendo alvo de muitas cobranças e críticas, esta é a Secretaria de Infraestrutura. Muitos pedidos, poucas soluções para problemas estruturais. Uma das demandas é a buraqueira que segue na cidade com calçamentos totalmente esburacados. Outra demanda, que é nossa, é a retirada das lombadas em 9 pontos listados por nós embaixo de semáforos da cidade. As obras em Patos sempre se arrastando.
Pensando em mudanças, é difícil imaginar que o prefeito Nabor não vá promover mexida nessa pasta até o final do ano.
ESCORREGOU NO PORTUGUÊS
Um vereador do interior de São Paulo faltou a algumas aulas de português e “escorregou” nas letras ao tentar soletrar o nome de um deputado estadual, a quem fazia uma homenagem. O vexame aconteceu durante uma sessão na Câmara Municipal de Mendonça na última sexta-feira (18), mas o vídeo foi publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (23). No vídeo obtido pela Coluna, o vereador de Mendonça, Milton César Marcossem (PSD), aparece tentando soletrar o nome do deputado estadual Carlão Pignatar. Já no início da leitura, Milton confunde as duas primeiras letras, se desculpa e erra novamente.
“Carlão tem seis letras. O que ele é? C, competente. R, caráter. Falei errado, desculpe. C, de competente. A, de tem um caráter. R, de patriota. L, de palmeirense. A de amigo e letra O, de honesto”, diz o vereador.
CARA DE BOLACHA
Ganha um prêmio quem identificar a diferença entre o antes e depois na harmonização feita pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.