PATRIMÔNIO ABANDONADO
MEDIDAS ERRADAS
Nossa coluna alerta que a legislação não permite que as escolas da rede privada retenham a documentação de alunos de pais inadimplentes e exijam declaração de quitação de débitos. Também é proibido impedir a transferência para outra unidade de ensino ou não liberar declaração para emissão da carteira estudantil. Tudo isso está previsto na Lei Federal 9.870/1999 e é considerada prática abusiva no Código de Defesa do Consumidor, para quaisquer níveis de ensino.
Final de ano chegando e o outro para se iniciar o período de matrículas é muito usual esse tipo de prática.
O BURACO DE CÍCERO
O prefeito Cícero Lucena, de João Pessoa, fazia suas corridas matinais quando uma cidadã filma a cena. O que ele não esperava, porém, era cair em um pequeno buraco na avenida. A cena foi flagrada pela caminhante.
Posteriormente, outra postagem dizia que o prefeito caiu no buraco que ele mesmo não mandou consertar. Um cidadão patoense vendo o vídeo, não perdeu a piada. “Seria bom o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, não fazer suas corridas de bike matinais pela Alça Sudeste. Quem sabe não acontece o mesmo.”
MUDANÇAS À VISTA
Quem estiver interessado num emprego de secretário da Prefeitura de Patos, favor deixar o currículo no setor de protocolo para entrega ao prefeito Nabor. Inconformado com o andamento de algumas pastas, ele já decidiu pela mudança de nomes, no entanto, tem encontrado dificuldades em encontrar novos titulares. Na hora de preencher os dados, não se esqueça de mostrar competência comprovada, experiência e criatividade no gerenciamento.
Quem se habilitar, é só se inscrever. De janeiro não passa, segundo uma fonte fidedigna.
SÓ PROMESSAS
PRÁTICA RECORRENTE
Péssimo exemplo. O ex-presidente da Câmara Municipal de Areia de Baraúnas, Edmilson Veras de Araújo, não escapou da segunda condenação por prática de nepotismo. Agora, foi a vez da Segunda Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manter a decisão do 1º grau. O ex-presidente nomeou um filho para o cargo comissionado de tesoureiro. Ele foi condenado nas sanções da lei de Improbidade Administrativa, de acordo com sentença do juízo da 5ª Vara Mista da Comarca de Patos. Por causa da condenação teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos e pagamento de multa civil no valor de R$ 36 mil, correspondente a 10 vezes o valor da última remuneração percebida pelo réu à época em que foi vereador.
A prática não é nova e também não será a última vez constatada. Pior quando o nepotismo é cruzado como ocorre em diversas cidades numa relação promíscua entre chefes de poderes.
LUZ PARA TODOS
Por falar em Areia de Baraúnas, de lá vem a notícia que as ruas centrais estão mais iluminadas com lâmpadas melhores. A melhora é visível.
Ponto para nova administração do prefeito Toinho Macedo que parece fazer esquecer a escuridão trazida pela gestão passada que muito mal trouxe ao povo sofrido de lá.
INVERTIDA INDIGESTA
O ex-juiz Ramonilson Alves, pretenso candidato a deputado estadual, continua na tática municipalista na tentativa de ganhar apoios políticos em cima de problemas locais. Nesta semana ele afirmou, através de redes sociais, que “o estilo da saúde de Patos é ultrapassado”. De pronto, levou uma invertida básica do secretário Leônidas Dias: “Passou mais de um ano como diretor do Fórum Miguel Sátyro e não conseguiu, sequer, botar pra funcionar um elevador que garantiria o acesso dos deficientes físicos ao auditório no andar de cima”.
RUIM E BOM
Uma notícia ruim e outra boa. Enquanto o número de casos de Covid-19 voltou a subir na cidade de Patos no mês de outubro em 168%, o de óbitos desceu numa proporção maior em relação ao mês de setembro. Mês passado foi registrada apenas uma morte em decorrência do novo coronavírus, enquanto que em setembro foram quatro. A queda é de 300%, segundo levantamento da nossa coluna. Já com relação aos casos, se em setembro foram registrados 70 casos com média de 2,33 casos/dia, o mês de outubro registrou 188 casos com média de 6,06 casos/dia.
Isso significa que a vacinação tem bons resultados, pois mesmo registrando novos casos, o número de mortes caiu.
AUMENTO PREOCUPANTE
BOA AÇÃO
Para quem está com dificuldade de comprovação que tomou a vacina contra Covid-19 em Patos vai uma novidade boa. Caso seu comprovante de vacina ainda não esteja disponível na plataforma “Conecte SUS”, do Ministério da Saúde, entre em contato pelo número de WhatsApp: (83) 98780-9894, e busque atualizar suas informações. A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde e da Gerência de Vigilância em Saúde, já colocou o número à disposição.
A ÚLTIMA DE HOJE
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar