O pastor evangélico Silas Malafaia, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fez duras críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (22). O motivo foi a decisão do parlamentar de não pautar o regime de urgência para o projeto de anistia ampla aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro.
Na gravação, Malafaia se referiu a Hugo como “imbecil” e sugeriu que haveria um “espírito maligno” influenciando suas decisões. Ele também criticou o argumento apresentado por Motta durante reunião de líderes de que não haveria consenso para avançar com o texto enquanto houver risco de inconstitucionalidade perante o STF.
“A concessão da anistia é atribuição exclusiva do Congresso Nacional”, afirma o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Existe um espírito maligno de mentira, de engano, de cinismo”, afirma Malafaia em trecho do vídeo. O pastor afirma que a resposta para a demora ao se pautar o PL da anistia será dada pela população brasileira nas eleições de 2026.
“Eu vou mostrar o argumento imbecil do presidente da Câmara, Hugo Motta. Isso é uma vergonha. Existe um espírito maligno de mentira, de engano, de cinismo”, disse Malafaia, que concluiu: “Eu repreendo isso em nome de Jesus”.
Em outro trecho, o pastor questionou a legitimidade da Suprema Corte no processo legislativo e atacou setores da esquerda.
“Quer dizer que o Congresso Nacional virou capacho do STF? […] A concessão da anistia é atribuição exclusiva do Congresso Nacional”, afirmou, citando o artigo 48 da Constituição Federal.
Malafaia também afirmou que o episódio será lembrado nas eleições de 2026, e que o povo brasileiro “não será enganado”. O discurso ocorre em meio à pressão de bolsonaristas pela votação de uma anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos nos atos antidemocráticos de janeiro de 2023.
« Voltar