O Supremo Tribunal Federal (STF) ouve nesta segunda-feira (26) o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022. Queiroga presta depoimento como testemunha de defesa do general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
As oitivas estão sendo conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte. Ao todo, 10 testemunhas de defesa de Heleno devem ser ouvidas ao longo do dia. Entre elas, também está o general Carlos José Russo Penteado, que atuou como número dois do GSI durante a gestão de Gonçalves Dias no atual governo Lula.
Na última sexta-feira (23), o STF já havia ouvido o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República, que também foi arrolado como testemunha por Heleno.
Além de Queiroga, outras testemunhas conjuntas indicadas por diferentes réus prestarão depoimento ao longo da semana, conforme a organização do cronograma de oitivas do STF.
« Voltar