Compartilhe

Bolsonaristas usam projeto de anistia como 'moeda de troca'

Por G1    Domingo, 30 de Março de 2025


Após Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados se tornarem réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe, bolsonaristas veem o projeto de anistia como uma forma de pressionar a Corte na discussão da dosimetria: buscar penas menores para o ex-presidente e outros investigados no golpe.

Segundo lideranças políticas ouvidas pelo blog, a intenção bolsonarista é clara: transformar o projeto que tramita na Câmara em moeda de troca. Ao colocarem o tema em pauta, buscam pressionar o STF por penas mais brandas aos envolvidos no 8 de janeiro e na tentativa de golpe de Estado, incluindo Bolsonaro.

De acordo com líderes do centro e do centrão, a tramitação da proposta está agora nas mãos do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Eles avaliam que há votos suficientes para aprovar a urgência do projeto, mas a decisão de pautar ou não só depende de Motta, que virou alvo da tropa de choque bolsonarista.

A articulação dos apoiadores do ex-presidente deve se intensificar na próxima semana na Câmara, uma movimentação vista como a “última cartada” de Bolsonaro. O objetivo principal, segundo aliados, é usar o simples avanço da proposta como instrumento político.

Bolsonaro não busca necessariamente a aprovação final do texto, e a aprovação no Senado não está no horizonte imediato — uma vez que o julgamento do STF deverá ocorrer antes que a matéria avance.

Com isso, o ex-presidente pretende reforçar sua narrativa internacional de que está sendo perseguido judicialmente no Brasil, mostrando que há setores do Legislativo que questionam o processo conduzido pelo STF.

« Voltar

Política

ECONOMIA

Congresso está pronto para auxiliar o Executivo na negociação do tarifaço, diz presidente Hugo Motta

ELEIÇÕES 2026

Cícero Lucena lidera intenções de voto para Governo da Paraíba em 2026

POLÊMICA

Cabo Gilberto defende veto de Lula e diz que aumento de deputados é inconstitucional

ELEIÇÕES 2026

Pesquisa Quaest: Lula se descola dos adversários e vence todos nos 1º e 2º turnos

Veja também...

OPERAÇÃO

URGENTE: Bolsonaro é alvo de operação da PF e passará a usar tornozeleira eletrônica

PERDAS

Flu volta à realidade e dá perspectivas incertas sobre futuro sem Arias

EMBATE

Lula critica 'chantagem inaceitável' de Trump e alfineta 'traidores da pátria' em pronunciamento