Compartilhe

Bolsonaristas usam projeto de anistia como 'moeda de troca'

Por G1    Domingo, 30 de Março de 2025


Após Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados se tornarem réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe, bolsonaristas veem o projeto de anistia como uma forma de pressionar a Corte na discussão da dosimetria: buscar penas menores para o ex-presidente e outros investigados no golpe.

Segundo lideranças políticas ouvidas pelo blog, a intenção bolsonarista é clara: transformar o projeto que tramita na Câmara em moeda de troca. Ao colocarem o tema em pauta, buscam pressionar o STF por penas mais brandas aos envolvidos no 8 de janeiro e na tentativa de golpe de Estado, incluindo Bolsonaro.

De acordo com líderes do centro e do centrão, a tramitação da proposta está agora nas mãos do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Eles avaliam que há votos suficientes para aprovar a urgência do projeto, mas a decisão de pautar ou não só depende de Motta, que virou alvo da tropa de choque bolsonarista.

A articulação dos apoiadores do ex-presidente deve se intensificar na próxima semana na Câmara, uma movimentação vista como a “última cartada” de Bolsonaro. O objetivo principal, segundo aliados, é usar o simples avanço da proposta como instrumento político.

Bolsonaro não busca necessariamente a aprovação final do texto, e a aprovação no Senado não está no horizonte imediato — uma vez que o julgamento do STF deverá ocorrer antes que a matéria avance.

Com isso, o ex-presidente pretende reforçar sua narrativa internacional de que está sendo perseguido judicialmente no Brasil, mostrando que há setores do Legislativo que questionam o processo conduzido pelo STF.

« Voltar

PEDIDO

Gleisi pede que Hugo Motta cumpra compromisso assumido de não pautar projetos polêmicos

ELEIÇÕES 2024

FRAUDE: Ex-candidata do MDB de Patos diz em depoimento que não sabia nem seu número

Veja também...

NO MERCADO

Jesus ou Abel? Quem tem mais chance de substituir Ancelotti como alvo na Seleção

CORRUPÇÃO

Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Collor

DESENVOLVIMENTO

Obra da ponte na PB-262 em Patos será entregue nesta sexta e tráfego liberado logo em seguida