Compartilhe

Cabo Gilberto defende veto de Lula e diz que aumento de deputados é inconstitucional

Por Wscom    Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025


O deputado federal Cabo Gilberto (PL) se manifestou a favor do veto de Lula ao projeto que aumentaria de 513 para 531 o número de deputados federais no Brasil. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União e impacta diretamente a bancada da Paraíba, que passaria de 12 para 10 deputados.

Cabo Gilberto foi o único deputado da Paraíba a votar contra o projeto durante sua tramitação na Câmara. Em entrevista à CBN João Pessoa, ele afirmou que a proposta contrariava entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a manutenção do veto.

“É uma matéria cara para mim, é um voto de convicção”, declarou o parlamentar. Para ele, o aumento do número de parlamentares é inconstitucional, pois a questão já foi objeto de análise pelo STF.

O deputado também afirmou que, caso o veto seja submetido à votação no Congresso, seu voto será pela manutenção da decisão do presidente. Ele avalia que, mesmo diante da insatisfação de parte da bancada paraibana, o país deve priorizar o equilíbrio fiscal e respeitar os limites legais já estabelecidos para a composição do Legislativo.

A proposta vetada previa o reajuste da representatividade por estado com base nos dados do Censo 2022. Com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estados como a Paraíba não terão acréscimos nas bancadas e poderão ter a quantidade de cadeiras reduzida.

« Voltar

Política

ELEIÇÕES 2026

Cícero Lucena lidera intenções de voto para Governo da Paraíba em 2026

ELEIÇÕES 2026

Pesquisa Quaest: Lula se descola dos adversários e vence todos nos 1º e 2º turnos

PROJETO

Lula explica veto ao aumento do número de deputados

ELEIÇÕES 2026

Romero Rodrigues admite desejo de disputar o Governo da Paraíba

Veja também...

AMBIENTE

Ruas de Patos que foram calçadas agora recebem plantação de árvores

ECONOMIA

Congresso está pronto para auxiliar o Executivo na negociação do tarifaço, diz presidente Hugo Motta

MAIS SAÚDE

Saúde de Quixaba realiza visita de gestantes à Maternidade de Patos