O deputado federal Cabo Gilberto (PL) se manifestou a favor do veto de Lula ao projeto que aumentaria de 513 para 531 o número de deputados federais no Brasil. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União e impacta diretamente a bancada da Paraíba, que passaria de 12 para 10 deputados.
Cabo Gilberto foi o único deputado da Paraíba a votar contra o projeto durante sua tramitação na Câmara. Em entrevista à CBN João Pessoa, ele afirmou que a proposta contrariava entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a manutenção do veto.
“É uma matéria cara para mim, é um voto de convicção”, declarou o parlamentar. Para ele, o aumento do número de parlamentares é inconstitucional, pois a questão já foi objeto de análise pelo STF.
O deputado também afirmou que, caso o veto seja submetido à votação no Congresso, seu voto será pela manutenção da decisão do presidente. Ele avalia que, mesmo diante da insatisfação de parte da bancada paraibana, o país deve priorizar o equilíbrio fiscal e respeitar os limites legais já estabelecidos para a composição do Legislativo.
A proposta vetada previa o reajuste da representatividade por estado com base nos dados do Censo 2022. Com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estados como a Paraíba não terão acréscimos nas bancadas e poderão ter a quantidade de cadeiras reduzida.
« Voltar