Compartilhe

Impasses regionais, como na Paraíba, travam acordo de federação entre MDB e Republicanos

Por Anderson Costa    Sexta-Feira, 13 de Junho de 2025


A criação da federação entre o MDB, do senador Veneziano Vital do Rêgo, com o Republicanos, do presidente da Câmara Hugo Motta, segue sendo discutida em Brasília e é bem vista entre lideranças das duas legendas, mas encontra alguns empecilhos para a sua concretização, a divergência política entre as lideranças das duas legendas na Paraíba sendo um destes entraves.

Enquanto grandes caciques emedebistas como os ministros Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades) defendem que a criação da federação o mais rápido possível. Para Renan Filho, as duas únicas opções para as duas legendas com as recentes recomposições partidárias no Congresso Nacional são a construção de bancadas massivas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal ou a “Série B” da política.

Mas a divisão entre as diversas alas do MDB e como o partido está disposto nas variadas regiões do país tem se mostrado um desafio para os articuladores da federação. Enquanto o Sul do Brasil conhece um Movimento Democrático Brasileiro mais próximo do bolsonarismo, no Norte e no Nordeste a sigla tem nomes mais alinhados ao presidente Lula, caso de Veneziano na Paraíba.

Estados chave

Conforme reportagem do Portal Metrópoles, a divisão entre Veneziano e o grupo do governador João Azevêdo (PSB), composto na Paraíba por Hugo Motta, tem se provado uma pedra no caminho da construção da unidade entre as duas legendas. O senador rompeu com o grupo do governador socialista desde 2022 e segue figurando como um dos principais nomes da oposição à sua gestão, enquanto o republicano tem em Motta um importante aliado, cujo partido pleiteia o direito de suceder João no comando do projeto político que hoje governa a Paraíba.

hugo-e-veneziano-1024x1024

Situação semelhante é vivenciada em outro estado nordestino, a Bahia, onde o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) deverá seguir aliado ao governador Jerônimo Rodrigues do PT, enquanto o Republicanos indica uma tendência de apoiar o ex-prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto na disputa pelo governo estadual.

Roraima e Espírito Santo são outros exemplos onde a disputa pelo governo estadual deverá colocar os dois partidos em correntes opostas. O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi demonstra total confiança de que os dois partidos conseguirão superar as diferenças sem maiores dificuldades, “As arestas são poucas e fáceis de resolver”, afirmou.

« Voltar

Política

DECISÃO

Após prisão, Hugo Motta diz que Câmara já adota medidas no caso Zambelli e aguarda posição oficial

FORA DO PAÍS

Em Genebra, Hugo destaca papel do parlamento na construção de um mundo mais justo e sustentável

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera com folga com 83% dos votos válidos na Paraíba

ELEIÇÕES 2026

Cícero Lucena recebe convite de retorno ao PSDB para comandar a legenda na Paraíba

Veja também...

NA PARAÍBA

TRE-PB manda mais de 20 processos da Calvário para o STJ

NO SERTÃO

Morte de garoto resulta em afastamento de médico e abertura de sindicância no Hospital Infantil de Patos

MAIS SAÚDE

Idosos do Lar dos Idosos em Patos recebem cuidados em saúde e acolhimento social