Flamengo vê caso de 2018 como possível precedente para anular expulsão de Plata

Por Globo Esporte Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2025
Sobrando em campo e nos números. Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, atuais líder, vice-líder e terceiro colocado do Brasileirão, já atingiram marcas históricas no futebol brasileiro - sozinhos e em conjunto. Nunca um “pelotão da frente” da Série A pontuou tanto como o desse ano.
A edição 2025 da Série A do Campeonato Brasileiro é justamente a 20ª edição do modelo de pontos corridos com 20 clubes. Portanto, a estabilidade do formato permite comparações históricas bem interessantes àqueles mais empolgados com os números.
Apesar de ter sido adotado em 2003, o sistema de “todos contra todos, em turno e returno” contou com 24 ou 22 clubes nas suas três primeiras edições. Só a partir de 2006 o campeonato passa a ser disputado por 20 clubes, número que persiste até hoje.
É a partir desse recorte que se pode dizer que Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras já atingiram marcas nunca antes vistas no Brasileirão. Respectivamente com 50, 47 e 46 pontos - mesmo com rodadas a menos - os três clubes têm o maior somatório de pontos de um “pelotão da frente” desde 2006, considerando o desempenho até a 23ª rodada.
Mas, por que analisar os dados na 23ª rodada? Porque é entre os jogos 23 e 25 que os líderes costumam atingir a marca dos 50 pontos, geralmente sagrando-se campeões no final. Em 8 das 19 edições anteriores a marca foi batida com apenas 23 jogos.
Em cinco casos o líder atingiu 50 pontos: São Paulo (2007), Fluminense (2012), Cruzeiro (2013), Corinthians (2015) e Corinthians (2017). Em um caso o líder atingiu 51 pontos: Botafogo (2023), único caso onde o então líder não saiu campeão. Em dois casos o líder atingiu 52 pontos: Flamengo (2019) e Atlético-MG (2021).
Na atual edição, a marca já foi alcançada e pode ser ampliada. O atual líder, Flamengo (50 pontos), com 22 jogos, ainda pode atingir 53 pontos, caso vença o Vasco. Alcançaria, assim, a maior pontuação de um clube com 23 jogos na história.
Por sua vez, o atual terceiro colocado, o Palmeiras (46 pontos), com 21 jogos, ainda pode alcançar 52 pontos, caso vença Fortaleza (em casa) e Bahia (fora de casa). Será a melhor campanha do alviverde na vitoriosa “era Abel”, superando os 49 pontos de 2022.
BAHIA X CRUZEIRO - Gabigol jogador do Cruzeiro comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Bahia no estádio Arena Fonte Nova pelo campeonato Brasileiro A 2025. — Foto: Foto: Jhony Pinho/AGIF
Aqui entra outra marca histórica: nunca ocorreu de dois clubes atingirem 50 pontos conjuntamente faltando 15 rodadas para o fim do campeonato. Na realidade, é raro que um vice-líder ultrapasse 45 pontos nessa altura.
Só aconteceu em cinco ocasiões: Atlético-MG (48 pontos em 2012), Atlético-MG (45 pontos em 2015), São Paulo (46 pontos em 2018 – mesma pontuação do líder Internacional), Palmeiras (47 pontos em 2019) e Fortaleza (45 pontos em 2024 – um a menos que o líder Botafogo).
Esses dados reforçam a grandeza da campanha atual do Cruzeiro. Caso seja ultrapassado pelo Palmeiras, o Cruzeiro terá feito a melhor campanha de um clube na terceira colocação, somando 47 pontos em 23 jogos. O mais perto que algum terceiro colocado chegou dessa marca foi o Grêmio (2015, 44 pontos) e o Santos (2019, 44 pontos)
É importante notar que até 2016, a Copa Libertadores se encerrava, no máximo, no início do mês de agosto. O foco dividido entre as fases finais da competição internacional e as rodadas iniciais da Série A pode ajudar a entender porque as pontuações do “pelotão da frente” estão mais altas nos últimos anos.
Clubes esportiva e financeiramente mais poderosos do país na última década, Flamengo e Palmeiras ampliaram suas próprias marcas em 2025. O Cruzeiro, por sua vez, voltou a ter destaque nacional após os pesados investimentos feitos pelo empresário Pedro Lourenço, declarado torcedor do clube e com histórico envolvimento como conselheiro, que comprou a SAF de Ronaldo Nazário em abril de 2024.
Olhando os números atuais e o histórico da Série A, é possível dizer que o título de 2025 está absolutamente em aberto. Com um jogo a menos que o atual líder, o Palmeiras torce por um tropeço do Flamengo no clássico contra o Vasco para tentar atingir a ponta. Por outro lado, o Flamengo busca manter o histórico a seu favor, já que os líderes a essa altura saem campeões em praticamente todos os casos.
Já o Cruzeiro tem no calendário um grande trunfo: Flamengo e Palmeiras saíram na frente nas quartas-de-final da Libertadores e são tidos como candidatos ao título. Caso se encontrem na final, os brasileiros terão mais cinco jogos intensos pela frente. A Raposa, por sua vez, está na semifinal da Copa do Brasil, que só será disputa após o término da Série A.
Sem desgarrar da liderança, o Cruzeiro também conseguiu superar as expectativas do seu próprio treinador. Em julho, Leonardo Jardim avaliou o efeito da Copa do Mundo de Clubes na disputa pelo da Série A: “Quem foi para o mundial que foi beneficiado, pois puderam manter o ritmo de seus jogadores. Talvez sintam lá para o final do ano, em outubro e novembro. Mas nessa fase inicial eles estarão mais preparados para o campeonato (brasileiro)".
Não bastasse ser marcante como efeméride, a 20ª edição da Série A de pontos corridos com 20 clubes agora entregou uma saborosa marca histórica a ser acompanhada até o final do ano.