
Esta será a primeira grande janela de transferências de José Boto e seu departamento de scouting no Flamengo — no início do ano, o diretor de futebol não teve tempo para preparar sua equipe para o mercado. O momento importante é, curiosamente, o de maior tensão no clube, que viveu a primeira crise de 2025 nas últimas semanas. As prioridades estão definidas, mas há uma discussão sobre qual será o tamanho do investimento do Rubro-Negro na janela que abre nesta quinta-feira.
Em entrevista ao ge, Boto revelou os planos de contratar um camisa 10 que possa se revezar com Arrascaeta e um atacante de lado com habilidades no espaço curto — a reportagem apurou que a prioridade é que seja um ponta-esquerda.
Além das duas posições, há uma terceira monitorada pelo departamento de futebol: um camisa 9 com características diferentes das de Pedro e Juninho para atender ao modelo de jogo de Filipe Luís, que tem como premissa fundamental a pressão na saída de bola adversária.
O Flamengo chegou a acertar uma contratação para o ataque: o irlandês Mikey Johnston, do West Bromwich, que joga a segunda divisão inglesa. Mas Boto precisou cancelar o negócio após interferência de Bap. O presidente havia aprovado a negociação, mas voltou atrás depois que o jogador já estava com passagem emitida para o Brasil — pressão da torcida e de correntes políticas do clube provocaram a desistência. O episódio causou atrito entre as partes, mas já foi superado.
Filipe Luís e José Boto serão figuras importantes na janela do Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo
A divergência é sobre a reposição para Gerson. Uma parte da diretoria pensa ser necessário contratar um substituto para o volante. No momento, porém, não há indícios de que o Flamengo se movimentará para reforçar a posição. Há, no departamento de futebol, quem entenda que não exista necessidade, porque o jogador vinha atuando mais avançado e, nesta posição, já há opções, como Luiz Araújo e Plata. No meio, há Pulgar (lesionado), Jorginho, De la Cruz, Allan e Evertton Araujo.
Letícia Marques traz detalhes da ida de Gerson ao Zenit
Como Gerson vinha jogando mais aberto pelo lado direito e o Flamengo busca pontas no mercado, existe a chance ainda de chegar jogadores que se encaixem na função que o camisa 8 vinha exercendo. A prioridade é alguém que jogue pela esquerda, mas o clube não descarta a possibilidade de trazer mais de um atacante de lado.
O Flamengo, muito provavelmente, ainda terá que buscar um lateral-direito. Wesley já acertou salário e os termos para um contrato de cinco anos com a Roma, que deve formalizar a proposta em breve. Caso a venda se concretize, Varela será a única opção para Filipe Luís na posição. Porém, o clube já vinha se preparando para esta perda desde o início do ano e tem algumas opções monitoradas.
Apesar de não ser prioridade, a contratação de um zagueiro está em pauta. A diretoria não vê necessidade, já que Filipe Luís tem tido "dor de cabeça" para escolher a zaga titular entre Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo. Mas, além dos três, há apenas outros dois jovens no elenco: João Victor e Cleiton, sendo que este último tem contrato só até o fim do ano. Léo Pereira e Cleiton são canhotos, e os outros três são destros.
A janela ficará aberta até o dia 2 de setembro. Ou seja, há tempo de sobra para o Flamengo agir no mercado. Mas a comissão técnica quer contar o quanto antes com os reforços. Havia uma grande expectativa de que Carrascal já estivesse com o elenco antes do retorno do Brasileirão, neste sábado, contra o São Paulo. A negociação com o Dínamo Moscou (Rússia), no entanto, travou.
Carrascal é considerado importante pela diretoria do Dínamo Moscou — Foto: Divulgação / Dínamo Moscou
O meia é o alvo principal para ser o 10 que José Boto quer para revezar com Arrascaeta. O ge apurou que a negociação esfriou recentemente, mas o Flamengo mantém conversas com o Dínamo. Há ainda impasse sobre o valor e a forma de pagamento. Carrascal é um dos principais jogadores do time russo, que tem feito jogo duro para liberá-lo.
É também desejo da comissão técnica que cheguem jogadores que disputem posição e não apenas componham elenco. Por isso, outra discussão na mesa é sobre o tamanho do investimento que o Flamengo fará nesta janela. Recentemente, o clube recebeu uma bolada: R$ 160 milhões da venda de Gerson e R$ 152,6 milhões das premiações da Copa do Mundo de Clubes (este valor sofrerá alteração por causa das taxas).
O planejamento, que foi recalculado em abril, previa um investimento de 25 milhões de euros em contratações nesta temporada. Naturalmente, este valor será superado, mas não há o plano de grandes readequações orçamentárias. Por outro lado, há o desejo de trazer um reforço com status de maior peso nesta janela, e o Flamengo se vê em condições de fazer isso. Ainda há a possibilidade de entrar no caixa mais alguns bons milhões da venda de Wesley.
Flamengo aguarda proposta por Michael nesta janela — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
E não só o lateral-direito pode sair. Para altos investimentos, o Flamengo entende que dá para abrir mais espaço no elenco, principalmente no ataque, já que conta com cinco atacantes de lado. Michael é o mais cotado para deixar o clube, que não segurará o jogador caso apareça uma proposta nesta janela. Cebolinha é outro nome tratado como negociável internamente. O histórico de lesões e o rendimento abaixo do esperado são as justificativas.
« Voltar