Condição física coloca futuro de De la Cruz em xeque no Flamengo
Por Globo Esporte Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025
Fora dos dois últimos jogos do Flamengo, pelo Brasileirão, De la Cruz vive em 2025 a segunda temporada com menos partidas nos últimos sete anos. A condição física do meio-campista coloca em xeque seu futuro com a camisa rubro-negra.
De la Cruz soma 30 jogos pelo Flamengo em 2025, sendo 24 como titular. A maioria deles, 19, foi no primeiro semestre. Desde maio, os problemas nos dois joelhos acentuaram e prejudicaram a atuação do volante.
O uruguaio tem uma lesão crônica no joelho direito e, neste ano, passou a sofrer com inflamações também no joelho esquerdo. Por isso, tem sido poupado com frequência pelo Flamengo. A condição faz o meia perder treinos e jogos por causa de dores. Quando De la Cruz consegue emplacar uma sequência, o problema volta a aparecer, e entra em cena um controle de carga.
O meio-campista foi a campo com o grupo no treino de quinta-feira e deve aparecer na relação do jogo contra o Red Bull Bragantino, às 21h30 deste sábado, no Maracanã, ainda mais que o time não poderá contar com Pulgar e Saúl, suspensos. O Flamengo foca em controlar a dor de De la Cruz para que ele possa ter condições de reforçar o time na final da Libertadores, no dia 29, contra o Palmeiras, em Lima, no Peru.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/2/B/2IJ1JBRT6NBTFjiRRbDA/54936872378-5e5f869576-k.jpg)
De la Cruz no treino do Flamengo na quinta-feira — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
As condições do jogador preocupam para o futuro. De la Cruz tem contrato com o Flamengo até junho de 2028, mas o clube não se oporia a negociá-lo. Recentemente, a imprensa argentina noticiou que o River Plate teria interesse no retorno do uruguaio, mas não houve contato formal com a diretoria rubro-negra. Entende-se que uma mudança de ares poderia fazer bem até mesmo para o volante, que está frustrado por não conseguir jogar com frequência.
Esta é a segunda temporada de De la Cruz com menos jogos nos últimos sete anos. Neste período, ele só atuou menos em 2020 (28 partidas), quando defendia o River Plate e o Campeonato Argentino foi cancelado por causa da Pandemia de Coronavírus. O ano com mais jogos foi 2021, quando ele atuou 48 vezes pelo clube de Buenos Aires.
Restam cinco jogos ao Flamengo na temporada: quatro pelo Brasileirão e a final da Libertadores. Caso o time seja campeão da América, ainda poderá ter mais três partidas pela Copa Intercontinental se passar pelas quartas de final.