Flamengo critica VAR por não marcar pênalti contra Flu: 'Erro absurdo e grave'
Por Globo Esporte Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025
O Flamengo publicou uma nota oficial na noite desta quinta-feira com reclamações ao VAR do clássico contra o Fluminense, na quarta. No texto, a diretoria diz que a não marcação de pênalti em Bruno Henrique foi um "erro absurdo e grave".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/u/P/CapYFzS62X7Wu8pFooAQ/captura-de-tela-2025-11-20-094938.png)
Momento do contato entre Thiago Silva e Bruno Henrique — Foto: Reprodução
A nota do clube cita nominalmente o árbitro Wagner Reway, responsável pelo VAR do clássico no Maracanã. O clube classificou como "erro absurdo" o lance envolvendo Bruno Henrique, atacante do Flamengo, e Thiago Silva, zagueiro do Fluminense.
Aos 10 minutos do segundo tempo, BH foi derrubado pelo defensor tricolor na área. Jogadores rubro-negros pediram pênalti, mas árbitro Davi de Oliveira Lacerda não marcou, nem foi chamado pelo VAR para rever o lance. O comentarista de arbitragem PC Oliveira considerou a jogada normal.
O Fluminense venceu o clássico contra o Flamengo por 2 a 1. Lucho Acosta abriu o placar com golaço e Serna se aproveitou de trapalhada de Rossi para ampliar. O Flamengo descontou em cobrança de pênalti bem cobrada por Jorginho.
Leia a nota do Flamengo:
"O Flamengo manifesta indignação com mais um erro absurdo e grave do VAR, sob responsabilidade do senhor Wagner Reway, no clássico contra o Fluminense. O lance envolvendo Bruno Henrique e Thiago Silva, ignorado pelo árbitro de vídeo, configura quebra evidente de protocolo e foi notícia no Brasil e no exterior, arranhando mais uma vez a imagem do futebol brasileiro.
Não é a primeira vez que erros como este acontecem contra o Flamengo quando Reway está na cabine, o que agrava ainda mais a situação. Os áudios divulgados pela CBF deixam claro que Davi de Oliveira Lacerda, árbitro de campo que conduziu bem a partida, foi prejudicado pelo seu colega.
O Flamengo reconhece os esforços recentes da CBF para elevar a qualidade da arbitragem brasileira e acredita que, com alguns ajustes, os resultados serão cada vez mais visíveis."