O Flamengo tem conversas avançadas para contratar Saúl Ñíguez, meia do Atlético de Madrid. O nome do espanhol entrou no radar durante o fim de semana, quando estava prestes a fechar com o Trabzonspor (Turquia) — ele desistiu de última hora, alegando "questões pessoais" —, e o rubro-negro vem trabalhando rápido para contratar um nome que pode funcionar como reposição à saída de Gerson.
Emprestado ao Sevilla na última temporada do futebol espanhol, o jogador de 30 anos, que marcou um gol e deu seis assistências em 26 jogos, pode não estar mais no auge da carreira, mas seria uma adição valiosa tanto no aspecto ofensivo quanto defensivo.
Conhecido pela versatilidade e a capacidade técnica, Saúl costuma percorrer todo o meio campo com ou sem a bola, podendo atuar de segundo volante e um pouco mais à frente. A finalização de média distância também é uma das características de um atleta que não se intimida na hora de se aproximar da área.
Além disso, o canhoto pode aparecer pelas pontas do ataque, comportamento que foi reproduzido por Gerson em sua segunda passagem pelo Flamengo e que era um dos pilares do funcionamento tático da equipe de Filipe Luís. A diferença é que o novo candidato a camisa 8 aparece mais pela esquerda e tem menos intensidade.
Por sinal, se fechar com o Flamengo, Saúl reencontrará Filipe, que foi seu companheiro no Atlético por seis temporadas, e o volante Jorginho, com quem jogou no Chelsea em 2021/22. O meia foi revelado pelo time da capital espanhola na temporada 2011/12 e acumulou três empréstimos durante a carreira: Rayo Vallecano (2013/14), Chelsea (2021/22) e Sevilla (2024/25).
Foi no Atlético de Madrid, sendo um dos pilares da "era Diego Simeone", que viveu seu auge, tornando-se o sétimo jogador com mais partidas com a camisa do clube. Ao todo, fez 427 jogos, marcou 48 gols e conquistou duas Ligas Europa, uma Copa do Rei, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha.
Na temporada mais produtiva, a 2016/17, quando teve nove bolas na rede e três passes para gol em 53 partidas, sua atuação era bastante semelhante.
Saúl pode não entregar a mesma intensidade física, mas seria mais um nome criativo para se associar com Arrascaeta, e teria a vantagem de chegar sem custos de transferências.
Conforme informado inicialmente pelo jornalista especializado em transferências Fabrizio Romano, o meia espanhol encaminhou rescisão com o Atlético de Madrid para assinar contrato de três anos e meio no futebol brasileiro. Há chances que chegue ao Rio de Janeiro já nesta semana.