Compartilhe

Nadir cobra maior publicidade da Lei 438/2015 que trata do combate à exploração sexual de crianças

Por Assessoria    Quarta-Feira, 21 de Maio de 2025


Durante pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira (20), a vereadora Nadir (Republicanos) cobrou da mesa diretora da casa Juvenal Lúcio de Sousa que faça um esforço pra publicizar ao máximo a Lei 4.438/2015 de sua autoria, que instituiu o 'maio laranja' como o mês de promoção de campanhas alusivas ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“O maio laranja não existe apenas por conta de uma vontade, mas pela exigência de uma lei, que inclusive foi a primeira aprovada no Brasil, que foi por esta casa. Então não podemos negligenciar na cobrança constante da aplicação das leis que são aprovadas aqui. Costumo dizer que: é uma pena que as leis aprovadas pelo Legislativo patoense não são valorizadas”, ponderou a parlamentar, cobrando da mesa diretora maior publicização da campanha em âmbito municipal, sugerindo destaque no site oficial através de banners e matérias jornalísticas relacionadas.

“Hoje somos referência para o país por conta da iniciativa dessa lei. Não foi uma iniciativa que começou em Brasília e depois chegou, não. Ao contrário, a iniciativa partiu do Sertão da Paraíba, na câmara municipal de Patos e eu tenho a satisfação de saber que como vereadora, defensora da criança e do adolescente, foi uma de nossa iniciativa’, lembrou a parlamentar, acrescentando que a campanha foi criada com o objetivo de intensificar as ações de combate e conscientização para o impedimento de casos de abuso sexual de menores no âmbito municipal.

De acordo com a lei, o objetivo central é prevenir casos de abuso contra menores de idade.

Workshop

Ainda na tribuna, Nadir destacou algumas ações realizadas pelo município e citou o Workshop de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescente que aconteceu no Patos Water Play e reuniu profissionais de vários setores da administração, com foco para a prevenção dos crimes que ocorrem pelas Redes Sociais.

“A gente sabe que a violência sexual contra crianças e adolescentes também acontece pelos meios digitais e a gente também precisar combater isso. Portanto, parabenizo a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley e o prefeito Nabor pelo brilhante evento. São exatamente ações como essa que esperávamos que acontecessem quando criamos a lei do maio laranja, que a sociedade se reunisse para discutir formas de combate à violência contra crianças e adolescentes”, arrematou a parlamentar.

Um dos momentos considerados mais importantes desse do workshop promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social foi a palestra da educadora e escritora Caroline Arcari, referência nacional na defesa dos direitos de crianças e adolescentes e autora de diversas publicações voltadas à prevenção da violência sexual infantil. Com vasta experiência, ela abordou o tema com sensibilidade e firmeza, reforçando a importância da escuta qualificada, da denúncia e do trabalho em rede.

Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a oficina sobre violência sexual na era digital: como proteger crianças e adolescentes? que reforçou a necessidade de articulação entre os serviços para atuação eficaz no enfrentamento a esse tipo de violência.

« Voltar

RECORDE

Músico de Patos protocola feito no Guinness Book após tocar sax em salto de paraquedas

LUTA

Paraíba tem mais de 500 famílias em fila de espera para adoção

Veja também...

RELIGIÃO

Maior estátua católica do mundo fica no Rio Grande do Norte, monumento à Santa Rita de Cássia

NA PARAÍBA

Polícia Civil desmancha plantação de maconha em Taperoá e prende três homens

POLÊMICA

Pastor Silas Malafaia diz que existe espírito maligno sobre Hugo Motta e o chama de 'imbecil'