Compartilhe

Paraíba tem mais de 500 famílias em fila de espera para adoção

Por Emmanuela Cristine Leite Nunes    Quinta-Feira, 22 de Maio de 2025


Um mundo novo que se abre para quem espera por um lar tem, na fila de espera, um caminho longo a seguir. Na Paraíba, atualmente, 501 famílias estão nessa situação. De acordo com o juiz da Infância e Juventude, Adhailton Lacet, a demanda pela adoção é maior que a disponibilidade de crianças.

De acordo com o Painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o estado conta com 51 crianças e adolescentes disponíveis para adoção, 33 em processo avançado para a chegada do novo lar.

Mesmo com número maior de pretendentes a pais e mães, crianças permanecem na fila de adoção devido ao processo psicossocial e aos trâmites legais. Além disso, o juiz Lacet destaca ainda questões de perfil. “Entre os motivos está o cadastro que permite o perfil do filho ideal que a pessoa quer. A maioria prefere crianças de 0 a 2 anos, sexo feminino, pele clara e sem doença. Esse perfil é muito difícil. É por isso que existe mais pretendentes do que crianças disponíveis para a adoção”, explicou.

O magistrado explicou quais os trâmites necessários para conseguir adotar uma criança ou adolescente. “É necessário se inscrever na Vara da Infância e Juventude, passar por um estudo psicossocial de uma equipe multidisciplinar da Vara e do Ministério Público, e aí sim, a pessoa é considerada apta. Após essas etapas, o juiz homologa essa habilitação. Feito isso, essa pessoa é considerada apta”, explicou Lacet.

A tramitação do processo de adoção tem uma duração de 150 dias, em média, período para reunir documentos, cumprir os requisitos legais e seguir todo o protocolo solicitado pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), serviço criado em 2019, após a união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA).

« Voltar

UNANIMIDADE

Tribunal de Justiça da Paraíba concede Voto de Aplausos ao prefeito Nabor Wanderley

RECORDE

Músico de Patos protocola feito no Guinness Book após tocar sax em salto de paraquedas

Veja também...

NA GLOBO

Guerreiros do Sol: conheça personagem do ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos

NO SERTÃO

Em audiência na Câmara de Patos, desportistas cobram apoio do poder público ao futebol amador

NO SERTÃO

Serra de Santa Luzia será interditada das 7h às 8h nesta sexta-feira (23)