Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Açude Jatobá já agoniza e está apenas com 20% da capacidade

Por Vicente Conserva - 40 Graus   Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2023

A estiagem associada ao fenômeno El Niño vem castigando ainda mais o semiárido que vê suas reservas hídricas ficarem cada vez mais em situação crítica. Em Patos, por exemplo, várias ilhas de areia já se formaram no centro e nas laterais do manancial Jatobá, localizado na Zona Sul da cidade.

Em visita ao manancial nesta terça-feira (28/11/23), o técnico da EMPAER, Marconi Palmeira Filho, verificou um quadro preocupante, e segundo ele, caso não ocorram chuvas nos próximos dias nas cabeceiras, o volume acumulado vai cair ainda mais, e por consequência piorar a qualidade da água e aumentar o número e o tamanho das ilhas.

Atualmente, o açude do Jatobá está com 20,42% (3.576.628 m³) da sua capacidade total. Para se ter uma ideia, no início do ano (01/01/23), o manancial se encontrava com 26,58% (4.655.863 m³), ou seja, houve um decréscimo de 6,16%, o que quer dizer que no mesmo período do próximo ano o manancial já poderá estar seco.

No mesmo período do ano passado, o açude acumulava 40,48% de sua capacidade total, ou 7.089.944m³ acumulados.

O técnico Marconi Palmeira Filho aproveitou para fazer alguns registros fotográficos e vídeos para mostrar a real situação do Açude do Jatobá.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

CLÁUDIA HELENA

Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!

Publicado em Sexta-Feira, 1 de Maio de 2026
Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!