A bancada feminina da Câmara Municipal de Patos-PB, formada pelas vereadoras Tide Eduardo, presidente da casa; Nadir Rodrigues, Fátima Bocão, Lúcia de Chica Motta, ambas do Republicanos; Brenna Nóbrega e Nega Fofa, do PSB, homenageiam todas as mães de Patos pela passagem do seu dia, que esse ano é celebrado hoje, domingo, dia 11 de maio. “Mães de todas as idades, de todas as profissões, de todas as classes sociais, mas, principalmente, as de baixa renda que vivem nas periferias, pois elas são as maiores guerreiras de todas. Verdadeiros exemplos de força e determinação na luta diária para prover suas famílias”, especificou a presidente da casa, destacando a capacidade de resignação como característica comum das mães pobres do campo e da cidade, “merecedoras das maiores homenagens”. Ela também se dirigiu as servidoras do Poder Legislativo de Patos de forma especial. "São o força motriz desse Poder", arrematou a parlamentar.
Mãe de coração e de alma, na sessão da última quinta, 9, a vereadora Nadir, durante seu pronunciamento na tribuna, se dirigiu as mães de Patos para revelar a concretização do grande sonho de sua vida: ser mãe. “Esse é o meu primeiro ano como mãe e a emoção é indescritível. Há sete meses estou vivendo essa experiencia de ser mãe acolhedora do nosso município. Uma lei que foi aprovada nesta casa, de iniciativa do prefeito Nabor, e eu confesso pra vocês que foi uma das maiores realizações da minha vida, poder acolher uma criança que ficará conosco por 18 meses”, relatou emocionada e de voz embargada a parlamentar, estendo sua homenagem para todas as mães, através de sua mãe, Dona Nazaré Rodrigues, “meu grande exemplo de vida”, pontuou.
Mãe de Marcos Vinícius e Antônio Matheus, a vereadora Lúcia de Chica Motta, com forte identificação na área de saúde, desejou para toda as mães mais qualidade de vida, a partir do acesso aos serviços públicos de saúde. “Já avançamos muito, mas é precisar ir mais além”, defendeu a parlamentar, autora de propostas como a informatização do prontuário do Centro de Especialidades Frei Damião e instalação da Ouvidoria da Mulher.
Já a mãe de José Bonaldo e Francisca Iana, Fátima Bocão, lembrou do dom divino que é gerar uma vida. “Deus nos deu a mais importante tarefa dada ao ser humano que é criar outro ser humano. Por isso, ser mãe é antes de tudo uma dádiva capaz de trazer ao mundo o salvador da humanidade”, lembrou Fatinha, fazendo referências a Maria, mãe de Jesus Cristo.
A mãe de Theo Nóbrega, Brenna Nóbrega, destaca a importância da maternidade, intrinsicamente atrelada a alto grau de responsabilidade, mas que completa a mulher. “A maturidade plena só nos chega com a maternidade”, lembra a parlamentar, parabenizando as mulheres que alcançaram esse discernimento. "A maternidade nos dá a capacidade de ouvir o silêncio, adivinhar gestos, sentimentos e de encontrar a palavra certa nos momentos incertos", discorreu filosoficamente.
Por fim, a mãe de Maria Jordania e Mariana Jordelana, Nega Fofa, também fez referencias as mães da periferia, muitas delas em situação de vulnerabilidade social. “Para elas, o maior presente seria justiça social”, desejou a parlamentar, que desenvolve ações sociais em comunidades carentes de Patos.
« Voltar