Compartilhe

Paraíba aplica quase 40 mil doses de vacina em ‘Dia D’ de multivacinação

Por Secom-PB    Domingo, 11 de Maio de 2025


Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Cabedelo, promoveu, neste sábado (10), na Praça Durval Portela de Andrade, em Intermares, o Dia D de Divulgação e Mobilização para vacinação contra a Influenza e Multivacinação.

A ação contou com 751 pontos de vacinação por todo o estado. Foram aplicadas 39.484 doses, sendo 25.688 para influenza e 13.796 para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.

Mais de 39 mil doses de vacina são aplicadas em 'Dia D' de multivacinação na Paraíba
Foto: Divulgação/SES

A iniciativa faz parte da estratégia de vacinação de 2025, iniciada em 31 de março, e seguirá até o dia de 30 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e outras doenças imunopreveníveis no território paraibano.

Os 10 municípios que mais vacinaram, neste Dia D, foram:

  1. João Pessoa (6.749 doses)
  2. Campina Grande (3.294 doses)
  3. Patos (1.621 doses)
  4. Sapé (1.330 doses)
  5. Sousa (1.213 doses)
  6. Cabedelo (932 doses)
  7. Bayeux (810 doses)
  8. Monteiro (806 doses)
  9. Princesa Isabel (738 doses)
  10. Guarabira (695 doses)

Os dados são parciais e levam em consideração as informações de 199 municípios.

A Paraíba está com uma cobertura acima de 22% dos grupos prioritários de crianças, gestantes e idosos. Esse índice é superior à média nacional. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, os números reforçam o compromisso da gestão estadual com a saúde pública.

“Esse resultado expressivo é fruto do comprometimento do Governo do Estado com a imunização da população, especialmente em um momento marcado por desinformação e campanhas de desincentivo à vacinação”, destacou.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, que acompanhou a ação da SES-PB no município de Cabedelo, vacinar contra a gripe é essencial para prevenir casos graves, internações e o aumento de síndromes respiratórias agudas. “A campanha é uma mobilização nacional que destaca a importância da imunização como ato de proteção individual e coletiva. Após um período de queda na cobertura vacinal no Brasil, o país tem avançado desde 2023 e busca retomar os índices ideais, entre 90% e 95%, como referência mundial no Programa Nacional de Imunizações”, ressaltou.

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, destacou a satisfação em ter o município como palco de uma mobilização tão importante como o Dia D de vacinação. “Essa é uma ação fundamental para proteger a nossa população e reforçar o compromisso com a saúde pública. A parceria com o Governo da Paraíba tem sido essencial para que possamos ampliar o acesso às vacinas e garantir que cada cidadão seja imunizado com segurança e eficiência”.

Ainda durante o evento, a população teve acesso gratuito a multisserviços em saúde como práticas integrativas, aferição de pressão e teste de glicemia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros. Também foi servido um café da manhã e distribuído algodão doce e pipoca para as crianças que estavam no local.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), segue mobilizada em todas as regiões do estado com o objetivo de ampliar a cobertura e atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, mantendo o compromisso com a prevenção e a saúde pública e oferecendo aos municípios paraibanos todo o suporte necessário para a execução das estratégias de imunização.

« Voltar

NA PARAÍBA

Funcionário dos Correios na PB é preso suspeito de desvio de encomenda

ECONOMIA

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

Veja também...

HOMENAGEM

Mães da Câmara homenageiam mães de Patos pelo seu dia

CRIME NA RUA

Criminosos derrubam poste e furtam equipamentos e fios elétricos no Terrerinho do Forró em Patos

NO SERTÃO

Três projetos em Patos propõem ações para mulheres, educação inclusiva e causa animal