O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou apoio à proposta que retira a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia, apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), avança dentro do governo, apesar de encontrar resistência entre aliados do Planalto e membros da própria Esplanada.
Segundo apurou a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o presidente “adorou” a proposta e tem pressionado pela sua implementação. A leitura de integrantes da equipe ministerial é que a medida tem potencial de agradar à população e melhorar a imagem do governo federal junto à opinião pública.
Renan Filho afirmou recentemente que a proposta já está em estágio avançado de análise e que falta apenas definir o melhor momento político para anunciar oficialmente a mudança. A medida, segundo ele, não precisa de aprovação do Congresso Nacional e pode ser adotada por meio de uma simples alteração na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.
A proposta, no entanto, provocou reações. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais para esclarecer que a ideia partiu de Renan e que “ainda precisa ser debatida internamente” no governo
« Voltar