Veneziano diz que Alpargatas é importante em Campina e critica polêmica das Havaianas: 'debate tosco'
Por Cauã Tibúrcio - Click PB Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2025
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) disse, nesta terça-feira (23), que a Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, é importante para Campina Grande e criticou a polêmica envolvendo os chinelos, o que chamou de “debate tosco”.
A declaração foi dada em entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
De acordo com o senador, as atenções deveriam ser dadas a diversos outros temas que possuem uma importância maior, diferentemente da polêmica envolvendo as Havaianas. Ele afirmou que tomou um ‘susto’ ao ver o assunto, que classificou como “brincadeira de péssimo gosto”.
“Eu acho que nós estamos vivendo um momento de empobrecimento de tamanho perigoso. Se você imaginar aqui tantos temas de importância maior, que de fato deveriam ter a relevância das nossas atenções. Eu tomei um susto, sinceramente, quando eu observei ontem, falei ‘não, isso deve ser uma brincadeira de péssimo gosto'”, afirmou o senador.
Veneziano destacou a importância da Alpargatas para Campina Grande, empresa dona da marca e que mantém diversos empregos com a fabricação das sandálias na cidade. Segundo o senador, o debate sobre o caso é “tosco”.
“Perdem-se de vista a importância que uma empresa como a Alpargatas, que fabrica as Havaianas em Campina Grande. Nós temos dezenas de milhares de pessoas que são dependentes desse emprego. A gente termina de forma tosca, permitindo que um debate inócuo, infrutífero, tosco, tome a cena durante algumas horas”, declarou Veneziano.
Entenda a polêmica
Políticos e militantes da direita iniciaram uma campanha de boicote à Havaianas neste domingo (21) após um comercial da marca, estrelado pela atriz Fernanda Torres, pedir para que as pessoas “não comecem 2026 com o pé direito, mas sim com os dois pés”. O tema chegou a ficar entre os assuntos mais comentados em redes sociais.
Por meio de mensagens e vídeos, usuários das plataformas sugeriram que consumidores troquem a marca por outras de chinelos semelhantes e publicaram vídeos queimando ou jogando a sandália no lixo.
No comercial, Torres fala: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte. Mas, vamos combinar, sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”.