Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

O que é mais benéfico, tomar banho de manhã ou antes de dormir?

Por O Globo   Quinta-Feira, 25 de Setembro de 2025

No mundo cada vez mais polarizado em que vivemos, há uma questão que divide opiniões: você toma banho logo ao acordar ou antes de dormir? Ou talvez seja uma daquelas pessoas que não se banham diariamente. Qualquer que seja sua escolha, é possível que você já tenha se perguntado qual impacto essa decisão tem sobre a sua saúde.

Para muitos, após acordar ainda sonolentos pela manhã, uma das primeiras coisas a fazer é entrar no chuveiro. Os defensores do banho matinal costumam argumentar que passar 10 minutos sob a água quente ajuda a despertar e traz a sensação de frescor e disposição para começar o dia.

Já quem prefere se banhar à noite diz que tomar banho antes de dormir ajuda a remover a sujeira acumulada ao longo do dia, garantindo que se deitem limpos e tenham um sono reparador.

Mas o que a ciência diz sobre qual das duas opções é realmente mais benéfica?

 

A vida bacteriana

 

O banho tem papel fundamental na remoção de sujeira, gordura e suor, substâncias que se acumulam ao longo do dia na pele, junto com poluentes, poeira e pólen do ambiente. Se você não toma banho antes de dormir, esses resíduos acabam ficando nos lençóis e fronhas.

Mas isso não é tudo. Nossa pele está repleta de vida microbiana.

Ao ampliar qualquer centímetro quadrado de pele, é possível encontrar entre 10 mil e 1 milhão de bactérias vivendo ali. Elas se alimentam do óleo secretado pelas glândulas sudoríparas.

Embora o suor em si não tenha cheiro, os compostos sulfurados produzidos por bactérias como o estafilococo têm. Por isso, tomar banho antes de dormir pode parecer a opção mais higiênica.

No entanto, como quase sempre acontece, a verdade é um pouco mais complexa.

— Se você toma banho à noite, vai se deitar limpo e fresco, mas ainda assim vai suar durante a noite — afirma Primrose Freestone, microbiologista da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

Segundo a especialista, mesmo em climas frios, uma pessoa pode suar até meio litro enquanto dorme e liberar mais de 50 mil células da pele — um verdadeiro banquete para os ácaros da poeira.

— De qualquer forma, você criará um microambiente úmido que as bactérias da pele absorvem, produzindo um leve odor corporal. Então, ao acordar pela manhã depois de tomar banho à noite, ainda haverá algum cheiro — explica Freestone.

Os benefícios do banho noturno só se aplicam se a roupa de cama for lavada regularmente, pois bactérias podem sobreviver em edredons, lençóis e travesseiros por semanas. Ácaros da poeira, assim como fungos, também se acumulam com o tempo, especialmente em ambientes úmidos, como travesseiros.

Embora pessoas com sistema imunológico saudável consigam lidar com essa carga microbiana, até 76% das pessoas com asma grave são alérgicas a pelo menos uma espécie de fungo.

A exposição ao Aspergillus fumigatus, por exemplo, pode causar doença pulmonar crônica em pessoas com tuberculose ou com doenças pulmonares relacionadas ao tabagismo.

— Provavelmente é mais importante lavar os lençóis do que tomar banho à noite — diz Holly Wilkinson, professora de Cicatrização de Feridas e Microbioma na Universidade de Hull, no Reino Unido. — Porque se você toma banho e deixa os lençóis por um mês sem lavar, bactérias, sujeira e ácaros vão se acumular.

Isso representa um problema, já que a exposição prolongada às excreções dos ácaros aumenta o risco de alergias. Se você já é sensível a alérgenos como o pólen, não lavar a roupa de cama também pode agravar os sintomas.

Deitar-se regularmente em lençóis sujos também pode aumentar o risco de infecções cutâneas, embora as evidências sobre isso ainda não sejam conclusivas.

 

Benefícios para o sono

 

Alguns defensores do banho noturno afirmam que ele ajuda a dormir melhor — e há evidências científicas que sustentam essa ideia.

Por exemplo, uma metanálise que reuniu os resultados de 13 estudos revelou que tomar um banho quente de cerca de 10 minutos entre uma e duas horas antes de deitar reduzia significativamente o tempo necessário para adormecer.

É possível que elevar a temperatura corporal antes de deixá-la esfriar atue como um sinal circadiano, indicando ao corpo que é hora de dormir — embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar isso.

Diante de todas essas informações, como responder à pergunta sobre qual horário é melhor para tomar banho?

Freestone prefere se banhar pela manhã, pois isso ajuda a remover boa parte do suor e dos microrganismos acumulados durante a noite, permitindo começar o dia mais limpa e fresca.

No entanto, é provável que sua decisão tenha pouco impacto real na saúde; trata-se mais de uma escolha pessoal entre estar limpo e revigorado durante o dia ou à noite.

— Se você toma banho uma vez por dia, provavelmente não importa a hora — afirma Wilkinson.

Na verdade, desde que as áreas principais do corpo sejam higienizadas diariamente, tomar banho duas vezes por semana já pode ser suficiente para manter a saúde e a higiene.

— Depende do tipo de trabalho que você faz. Por exemplo, se for agricultor, provavelmente vai querer tomar banho ao chegar em casa no fim do dia. Mas, no geral, acho que manter a cama limpa é ainda mais importante — conclui Wilkinson.

« Voltar

Veja também...

DESCOBERTA

Bíblia do Diabo? Conheça o ‘Codex Gigas’, manuscrito de 800 anos que ainda intriga estudiosos

Publicado em Terça-Feira, 30 de Setembro de 2025
Bíblia do Diabo? Conheça o ‘Codex Gigas’, manuscrito de 800 anos que ainda intriga estudiosos

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Duda Ferreira

Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes

Publicado em Domingo, 14 de Setembro de 2025
Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes