Adriano Galdino diz que aceitaria convite de Lula para ser candidato a governador pelo PT e garantir seu palanque na PB

Por O Globo Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025
Em meio à indefinição sobre a punição dos 14 deputados que participaram do motim bolsonarista na semana passada, um aliado próximo de Hugo Motta garante que o presidente da Câmara faz questão da punição dos parlamentares que ocuparam a Mesa Diretora do plenário, mas optou por esperar "a hora certa" ao remeter as representações à Corregedoria da Casa.
Ou seja, Motta achou melhor reduzir a temperatura da relação com os colegas para que nenhuma decisão fosse tomada de cabeça quente, no auge da confusão.
A cúpula da Casa poderia, de acordo com ato já utilizado para suspender os mandatos dos deputados Gilvan da Federal e André Janones, enviar os casos diretamente para o Conselho de Ética, em um rito mais acelerado.
Para esse deputado, que é amigo e correligionário do presidente da Câmara, o cenário na Casa nesta semana seguinte aos atos da oposição se assemelha ao do início de uma luta de boxe, quando os lutadores "se estudam" e têm que encontrar o momento mais adequado para desferir seus golpes.