Compartilhe

Decisão do STF sobre Ramagem irrita Hugo Motta e abre nova crise

Por G1    Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025


O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), está irritadíssimo com o ofício que recebeu nesta quinta-feira (24) do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), delimitando quais os crimes a Câmara pode analisar no caso do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Hugo Motta e seu círculo mais próximo consideram uma afronta do STF. Uma interferência na soberania da Câmara. Pior ainda porque ocorreu no dia em que Motta decidiu adiar a análise de urgência do projeto de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.

A forma como foi comunicado também irritou. Um ofício que deixou deputados perplexos. Um deputado ouvido pelo blog diz que Zanin tratou o presidente da Câmara como um subordinado.

 

Ministro do STF Cristiano Zanin — Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Ministro do STF Cristiano Zanin — Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Ramagem virou réu por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

No ofício desta quinta, encaminhado ao presidente da Câmara, Zanin diz que a Câmara não poderia suspender todos os processos, apenas dois crimes:

 

  • dano qualificado (com violência, com grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima);
  • e deterioração de patrimônio tombado.

 

Alexandre Ramagem em entrevista ao g1 — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

Alexandre Ramagem em entrevista ao g1 — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

A Câmara analisa um pedido do PL baseado no artigo 53 da Constituição Federal – que diz que partidos podem suspender ações contra parlamentares e senadores por crimes cometidos após a diplomação.

➡️ A Constituição prevê, inclusive, que o pedido deve ser analisado pela Câmara em até 45 dias. Na terça (22), o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi designado relator do tema na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Ele é considerado aliado de Bolsonaro.

➡️ Ramagem foi o único parlamentar denunciado no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado e que mira a cúpula da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

« Voltar

DEFINIÇÃO

Moraes dá 48 horas para defesa de Collor apresentar íntegra de exames

DEFINIÇÃO

Cícero defende que governistas definam candidatura de 2026 até julho

Veja também...

BOA NOTÍCIA

Tide anuncia aumento de 10% para os servidores da Câmara de Patos e antecipação de 50% do 13º salário

SEM NEGÓCIO

Ancelotti volta atrás e recusa oferta da CBF para assumir a seleção

SEM NEGÓCIO

Real emperra acordo entre Ancelotti e a Seleção; CBF encerra negociação