Compartilhe

Lula avalia ampliar espaços para PSD e MDB no governo e reduzir ministros do União e PP

Por Brasil 247    Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2025


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia fortalecer o PSD e o MDB na Esplanada dos Ministérios já pensando em uma aliança eleitoral para a disputa presidencial de 2026, informa a CNN Brasil. Por outro lado, partidos como o União Brasil e o PP, que não devem estar com Lula nas eleições, devem perder ministérios.

Entre as trocas de ministérios avaliadas está o da Pesca, para que o PSD assuma  o Turismo, o Esporte ou as Comunicações. Já o MDB pode aumentar seu número de pastas de três para quatro, assumindo Ciência e Tecnologia ou Pesca.

O União Brasil e o PP deverão perder espaço no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios. Os partidos devem decidir se ficam ou não no governo nos próximos meses, mas a sua posição na oposição de Lula nas eleições de 2026 é dada como certa. Atualmente, o PP controla o Esporte, enquanto o União Brasil comanda Turismo e Comunicações, além de uma indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Em votações no Congresso, o PP apresenta um nível maior de fidelidade ao governo, enquanto o União Brasil costuma rachar sua bancada e tem uma dos maiores índices de infidelidade entre os partidos governistas. A ideia é aumentar o espaço para partidos que deverão formar uma frente ampla em torno da reeleição de Lula no ano que vem.

« Voltar

Política

DE VOLTA

PT quer Pollyanna Werton como candidata a deputada federal

NO SERTÃO

Crise em Olho D’água: Vice Inácio Bruno rompe com prefeita Joana Sabino e se alia a Geneton Carvalho

POLÊMICA

Hugo nega ter mandado desligar ar-condicionado e embate com oposição na Câmara se intensifica

ELEIÇÕES 2026

Pedro Cunha Lima descarta ser vice de Efraim

Veja também...

LUTO

Câmara de Patos aprova voto de pesar pela morte de Francisco Lacerda, pai do ex-prefeito Ivânio

ELEIÇÕES 2026

Nabor tem a menor rejeição para o Senado, aponta pesquisa Polêmica Paraíba/Instituto Seta

MAIS SAÚDE

Paraíba receberá R$ 188 milhões do Novo PAC para reforçar SUS com novas unidades de saúde