A imprudência e o desrespeito à sinalização de trânsito são os principais motivos dos constantes acidentes nas ruas de Patos, a exemplo do que aconteceu hoje (20) no cruzamento das Ruas Bossuet Wanderley com a Darcílio Wanderley, próximo do Colégio Cristo Rei, envolvendo dois veículos Fiat: um Siena, de placa RLY6E62, da prefeitura da cidade de Matureia e um Toro de placa TOT6C52.
De acordo com informações levantadas no local, o Siena, que presta serviço à Secretaria de Saúde de Matureia, se deslocava com um usuário do SUS pela Rua Darcílio Wanderley e a Toro pela Rua Bossuet Wanderley, sentido bairro Brasília, quando na rotatória devidamente sinalizada no cruzamento das duas ruas, o condutor da Toro teria desrespeitado à sinalização e colidido na lateral do Siena, que já estava dentro da rotatória. Por sorte ninguém ficou ferido, mas uma ambulância do SAMU foi acionada para atender o paciente que estava no veículo da prefeitura de Matureia, que com o susto, teve pico de pressão e precisou de atendimento médico. O condutor do veículo Toro, um senhor de aproximadamente 70 anos, também recebeu atendimento dos socorristas do SAMU. Ambos foram liberados ainda no local e não precisaram ser levados para o Hospital Regional.
Os congestionamentos, acidentes e ineficiência nos cruzamentos são problemas recorrentes em muitas cidades brasileiras e em Patos não é diferente. Uma das soluções encontradas pela STtrans para minimizar esses problemas e para melhorar o fluxo de veículos, tem sido a implementação de rotatórias sinalizadas nos cruzamentos. No entanto, muitos condutores desrespeitam, muitas vezes deliberadamente à sinalização, e há até aqueles que desconhecem a legislação e não entendem que a preferência é sempre de quem está circulando dentro da rotatória.
Outro flagrante, constantemente registrado nos cruzamentos que dispõe de uma sinalização semafórica específica, para quem vai entrar à direita, à esquerda ou seguir em frente, como por exemplo as instaladas na Catedral, no Centro, e na Horácio Nóbrega, na antiga linha férrea, é a total desatenção dos condutores. Defronte a Catedral, alguns condutores que não vão fazer a conversão à direita, acabam atrapalhando o fluxo ao pararem na faixa específica. Quando o semáforo abri para quem vai entrar à direita, os veículos que estão logo atrás começam a buzinar chamando a atenção e o condutor desatento muitas vezes avança o sinal vermelho para dar passagem, ou fica parado impedindo o fluxo.
« Voltar