Foi deflagrada nesta quinta-feira (10) a segunda fase da Operação Dirty Property (Propriedade Suja), cujo nome faz alusão ao crime de lavagem de dinheiro.
A ação comandada pela Polícia Federal cumpriu mandados em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A Operação investiga lavagem de dinheiro ligado ao contrabando de cigarros.
De acordo com as investigações, os suspeitos tinham um sofisticado sistema para ocultar os ganhos ilegais, possuindo dezenas de imóveis no município. Além disso, a organização criminosa utilizava empresas de fachada e testas de ferro para registrar os bens de forma dissimulada.
Ao todo, nesta fase da operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio de 20 imóveis, a apreensão de veículos, o sequestro de valores em contas bancárias dos investigados e a suspensão das atividades econômicas de três empresas suspeitas de operar na lavagem do dinheiro ilegal.
A operação é mais um desdobramento de ações anteriores que já identificaram o forte envolvimento de grupos criminosos paraibanos com o contrabando internacional de cigarros, um crime que, além de sonegar milhões dos cofres públicos, também serve de fonte de financiamento para outras atividades ilícitas
« Voltar