A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, em ação conjunta com o BEPI/CE e a UNINTELPOL, deu cumprimento, na data de hoje, 31 de julho de 2025, a um mandado de prisão preventiva em desfavor de J.A.M., de 31 anos, além de mandado de busca e apreensão em sua residência. O investigado é apontado como integrante de uma associação criminosa especializada em furto qualificado de cartões bancários da Caixa Econômica Federal.
A investigação teve início no dia 22 de junho de 2025, após a DRF de Patos identificar a atuação de um trio de criminosos oriundos do Ceará, conhecidos como “cartãozeiros”, que aplicaram golpes em clientes da Caixa localizada em Patos/PB, realizando a subtração dos cartões das vítimas por meio de artifícios que envolviam a troca dos cartões e a realização de saques imediatos.
Com base nas diligências, foi possível identificar os autores e representar pelas medidas cautelares, que foram deferidas pelo Poder Judiciário. Na data de hoje, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. O suspeito preso é apontado como o responsável por distrair as vítimas, facilitando a troca dos cartões.
A prisão foi realizada no município de Novo Oriente/CE, onde foram localizados, em posse do investigado, diversos cartões da Caixa Econômica Federal e outros materiais utilizados na prática criminosa. O preso encontra-se à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de localizar e prender os outros integrantes da associação criminosa. 🌵☀