Compartilhe

TCE-PB incentiva candidatos a priorizar políticas de educação infantil

Por Ascom/TCE-PB    Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2024


O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba orienta os candidatos às eleições municipais a firmarem compromissos com políticas públicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças. O Tribunal ressalta que a educação infantil é um pilar fundamental para o progresso socioeconômico das cidades paraibanas.

Recentemente, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) enviou ofício ao presidente do TCE-PB, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, enfatizando a importância de ações voltadas à educação, especialmente em um período de transição nas gestões municipais. A comunicação destaca que a educação deve ser uma prioridade central para qualquer administração pública comprometida com um futuro promissor.

No ofício, duas iniciativas significativas no campo educacional são mencionadas. A primeira é a "Carta-Compromisso em Defesa da Primeira Infância e Educação Infantil",, um projeto lançado pela Frente Parlamentar Mista de Educação da Câmara dos Deputados. A segunda é uma cartilha elaborada pela organização Todos Pela Educação, que apresenta dez prioridades essenciais para transformar a educação em nível municipal. Este material serve como um guia prático para que os candidatos elaborem propostas focadas na inclusão e na qualidade do ensino, preparando as novas gerações para os desafios do século XXI.

O TCE-PB já está engajado nas iniciativas propostas pela organização “Todos pela Educação” e recentemente concluiu um levantamento sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Proc. TC N. 03547/24). Além disso, a Primeira Infância será objeto de uma Auditoria Operacional Coordenada, da qual o Tribunal de Contas participará em 2025.

A Atricon, com o apoio dos Tribunais de Contas, está incentivando a promoção e disseminação dessas iniciativas entre os gestores públicos em suas respectivas jurisdições. “A intenção é que os temas abordados sejam integrados nas estratégias de orientação e comunicação dos tribunais, ressaltando a educação como um elemento crucial para o fortalecimento das administrações municipais”, afirma o documento.

O Conselheiro Edilson Silva, presidente da Atricon, conclui o ofício agradecendo ao TCE-PB pelo apoio contínuo e reafirmando o compromisso de ambas as instituições em colaborar para o fortalecimento da controladoria pública e a promoção do bem comum.

« Voltar

TRÂNSITO

Operação Lei Seca aplica 19 multas por infrações diversas em Patos

TRÁGICO

Adolescente de 14 anos morre sob suspeita de choque elétrico em Piancó

Veja também...

REVELAÇÃO

Servidor diz que PRF ordenou bloqueio de ônibus na eleição de 2022

REVELAÇÃO

General confirma plano de golpe de Bolsonaro e revela que ameaçou prendê-lo

ESCÂNDALO

Padre bêbado quebra garrafas em posto, xinga e ameaça frentistas; bispo pede perdão