Compartilhe

General confirma plano de golpe de Bolsonaro e revela que ameaçou prendê-lo

Por Plantão Brasil    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025


A Suprema Corte iniciou nesta segunda (19) uma nova fase da investigação sobre a tentativa de golpe comandada por Jair Bolsonaro após sua derrota eleitoral. O destaque do dia foi o depoimento do general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que afirmou ter rejeitado o plano golpista e ameaçado prender Bolsonaro caso ele insistisse em romper com a ordem democrática.

Segundo o general, Bolsonaro tentou usar mecanismos constitucionais como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa e Estado de Sítio para sustentar sua aventura golpista. Freire Gomes relatou à Polícia Federal que não apenas se recusou a participar da trama, como alertou o então presidente sobre as consequências legais.

Além dele, outros nomes centrais também foram ouvidos nesta segunda-feira, como o ex-diretor da PRF Adiel Alcântara, o ex-servidor do Ministério da Justiça Clebson Vieira e Éder Magalhães Balbino, ligado à empresa contratada pelo PL para "fiscalizar" as eleições.

Ao todo, 81 testemunhas estão sendo convocadas para esclarecer o nível de articulação da tentativa de golpe, incluindo nomes da alta cúpula militar e aliados próximos de Bolsonaro, como Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno e Mauro Cid, além de políticos como Eduardo Pazuello, Tarcísio de Freitas e Ciro Nogueira.

O Supremo quer apurar não só a autoria, mas o alcance do plano golpista que visava abolir violentamente o Estado Democrático de Direito. Bolsonaro já foi denunciado pela PGR, junto com outros 33 investigados, por crimes gravíssimos, entre eles organização criminosa e tentativa de golpe de Estado.

Com informações da Sputnik

« Voltar

ELEIÇÃO

Veneziano diz que é zero a chance de aproximação a um palanque de Bolsonaro na PB

NO SERTÃO

Adriano confronta Gervásio sobre politicagem em hospital no Sertão

Veja também...

NA PARAÍBA

33 deputados da ALPB assinam nota contra tarifa de Trump

NO SERTÃO

Tradição: queijo de manteiga produzido por quatro gerações é destaque no João Pedro de Várzea

NO SERTÃO

Foragido da justiça de Patos desafiou policiais para troca de tiros antes de ser recapturado