Compartilhe

Patos e Monteiro ganharão ecossistemas de inovação em 2025

Por Assessoria Sebrae/PB    Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2024


Com a proposta de gerar o desenvolvimento econômico de forma sustentável e com inovação, a Paraíba deve ganhar para o ano de 2025 dois novos ecossistemas de inovação mapeados, a partir da atuação do Sebrae/PB. Os grupos, que são formados com o intuito de projetar o futuro e construir ações com foco no fortalecimento das atividades socioeconômicas dos territórios dentro do estado, devem ser formalizados nas cidades de Patos e Monteiro.

Neste ano, esse processo de debate foi protagonizado pela atuação de cinco ecossistemas de inovação em diferentes regiões do estado. Em João Pessoa, o trabalho foi liderado pelo Hub Farol Digital, enquanto que em Campina Grande, as ações foram executadas pelo E.InovCG. Já em Guarabira, pela atuação do grupo Brejo Tech; Dino Valley, no município de Sousa, e Caatinga Valley, em Cajazeiras. 

Conforme o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/PB, Luciano Holanda, os atores que compõem os ecossistemas e participam desses núcleos de inovação, como também são chamados, são pessoas de diferentes segmentos da sociedade civil. “Essa característica tem como fundamento promover uma maior inclusão e trazer para o mesmo ambiente visões diferentes para projeção do futuro”, explica. 

Impulsionando o desenvolvimento

Com a projeção de criação dos novos ecossistemas, Luciano Holanda enfatiza que será possível a realização de estudos, ações e novas atividades com foco na discussão do desenvolvimento de dois territórios: o sertão onde fica localizado o município de Patos, e o cariri, em Monteiro.
Além dessas ações, o calendário de 2025 prevê eventos que incluem a participação dos ecossistemas de inovação, a exemplo do Startup Day, que é uma programação específica com o debate voltado ao empreendedorismo e à inovação, além da Feira do Empreendedor, que acontecerá em Campina Grande. Estão previstas ainda, a participação representativa dos ecossistemas no evento Nordeste ON (NEon), em Alagoas, e no Inova PB.   

O processo de composição de um ecossistema de inovação é baseado em uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, em quatro hélices: incluindo representantes de instituições privadas (.com), gestão pública (.gov), integrantes de organizações sociais ou associações (.org) e entidades educacionais (.edu).

« Voltar

MUDANÇAS

STTrans prepara volta da Zona Azul em Patos com modelo digital

POSITIVO

Desmatamento cai 44% na Paraíba, segundo levantamento do MapBiomas

Veja também...

NO SERTÃO

Sorteados os locais para barraqueiros que atuarão no São João de Patos

OPINIÃO

Hugo Motta afirma que, sem Bolsonaro, direita está ‘desorganizada’ para 2026

ABSURDO

Empresário quase é degolado em Patos por fio solto de operadora