Compartilhe

Desmatamento cai 44% na Paraíba, segundo levantamento do MapBiomas

Por Redação 40 Graus com Assessoria    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025


Paraíba apresentou uma das maiores reduções proporcionais de desmatamento do País, em 2024. Dados divulgados, nessa quinta-feira (15), pelo Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), do Sistema MapBiomas, mostraram uma diminuição de 44% nos alertas de desmatamento. Aproximadamente 5.500 hectares de vegetação nativa foram preservados.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), tem intensificado ações de vistorias, monitoramento e fiscalização, além de implementar projetos voltados à preservação ambiental e à educação ambiental.

O trabalho é realizado em parceria com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, o Ibama, o Batalhão de Policiamento Ambiental, a sociedade civil e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

A secretária da Semas, Rafaela Camaraense, comemorou o resultado e destacou o esforço coletivo que permitiu esse avanço significativo. “Esse é um trabalho de muitos atores, que conta com a parceria de órgãos públicos e da população. Essa redução mostra o compromisso da Paraíba com a preservação ambiental. Estamos atuando com planejamento, fiscalização e medidas efetivas para proteger nossos biomas e garantir qualidade de vida para a população. É importante destacar que o governador João Azevêdo vem atuando com muita seriedade para que o desenvolvimento do estado ocorra de forma sustentável, fornecendo estrutura para que esse trabalho seja realizado com eficiência”, afirmou.

Segundo o técnico da Semas, Jancerlan Gomes, o novo panorama é resultado de uma série de ações desenvolvidas pela pasta em parceria com outros órgãos, como o Calendário Estadual de Combate ao Desmatamento Ilegal, além das operações de vistorias, monitoramento e fiscalização nos biomas da Caatinga, no Cariri, e da Mata Atlântica, no Brejo. Com foco em áreas com desmatamento sem licenciamento ambiental, foi possível identificar crimes e responsabilizar os infratores.

Números

Os números também evidenciam o fortalecimento institucional da Semas. Ações alinhadas ao Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 do Governo da Paraíba, somadas à execução do Programa Paraíba Mais Verde e ao desenvolvimento de projetos afirmativos ambientais voltados à preservação e sustentabilidade, contribuíram para maior efetividade dos resultados.

Além de projetar a Paraíba em âmbito nacional, os dados refletem melhorias diretas na qualidade de vida da população. “As ações de combate ao desmatamento ilegal de vegetação nativa geram uma série de benefícios à população atual e às futuras gerações, pois permitem a manutenção de espaços florestais, a preservação da biodiversidade, a redução da emissão de dióxido de carbono – ajudando no combate ao aquecimento global –, além da melhoria da qualidade do ar, do solo e da vida das pessoas”, avaliou o técnico.

No Brasil

Em todo o País, o desmatamento apresentou uma queda de 32,4% em 2024, totalizando 1.242.079 hectares desmatados, em comparação aos 1.829.597 hectares registrados em 2023. Este é o segundo ano consecutivo de redução e marca a primeira vez, desde 2019, que todos os biomas brasileiros – com exceção da Mata Atlântica, que se manteve estável – registraram diminuição nas taxas de desmatamento.

« Voltar

MUDANÇAS

STTrans prepara volta da Zona Azul em Patos com modelo digital

TRAGÉDIA

Jovem morre após ser atropelado pelo próprio pai, na Paraíba

Veja também...

JULGAMENTO

MP Eleitoral opina pela cassação e inelegibilidade de Josmá, além da anulação dos votos do MDB de Patos

MUDANÇAS

Casamentos caem; sobem uniões entre mulheres

PREOCUPANTE

Brasil tem o menor nº de nascimentos desde 1976, diz IBGE