O Vasco vive uma situação complexa nos playoffs de repescagem da Copa Sul-Americana. Hoje, às 21h30, recebe o Independiente del Valle-EQU, em São Januário, precisando golear — uma vitória por quatro gols leva aos pênaltis — para sonhar com uma classificação às oitavas de final. Vem de um 4 a 0 sofrido em Quito no jogo de ida, um dos resultados que levaram ao momento de crise atual. E que coloca Fernando Diniz e sua equipe em um dilema: apostar na ofensividade com força máxima ou “escolher suas batalhas” e tentar uma vitória usando a partida para fazer testes.
A classificação às oitavas de final vale US$ 600 mil (cerca de R$ 3,3 milhões) — valor equivalente a três rendas de grandes jogos em São Januário — e também o prosseguimento em um torneio que era visto como prioridade no início da temporada. Mas a remontada por quatro gols de diferença nunca aconteceu nos playoffs desde que foram instituídos, em 2023, e nem no atual formato da Sul-Americana, sem a regra do gol fora de de casa, extinta em 2022.
Ficar de fora da competição reduziria o calendário do Vasco, que vem enfrentando nítidos problemas por conta do elenco curto e da janela de transferências, até aqui, lenta. Bem como as oportunidades de caixa em premiação e renda num momento em que o clube precisa recompor suas finanças.
Em campo, tudo isso se traduzirá na escalação e na postura. Desde que voltou da parada para a Copa do Mundo de Clubes, o Vasco ainda não venceu. Chegou mais perto disso no sábado, quando empatou em 1 a 1 com o Grêmio, em casa, mesmo dominando boa parte da partida. Pela classificação ou não, uma vitória hoje, em noite que promete ser quente em São Januário, seria ótima para amenizar o clima.
O meia Philippe Coutinho segue como desfalque, tratando lesão na panturrilha esquerda. Na última partida, a entrada de David permitiu que Nuno Moreira fizesse a função de articulador. Piton está suspenso — Victor Luis deve ser o substituto — e o jovem atacante GB também está fora, com problema na coxa esquerda.
Após o jogo de ida, o Del Valle venceu o Aucas, pelo Campeonato Equatoriano, na última sexta-feira. Com time misto, os equatorianos chegaram a 11 jogos invictos e três vitórias seguidas.
« Voltar