Flamengo recebe o Estudiantes na ida das quartas da Libertadores

Por Globo Esporte Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2025
A negociação entre Flamengo e Filipe Luís para a renovação do contrato do treinador está em andamento. Nas últimas semanas, ele escolheu o empresário português Jorge Mendes para liderar as conversas com o clube.
Um dos empresários mais conhecidos do esporte mundial, Jorge Mendes se encontrou com o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, durante a última Data Fifa em Portugal. Boto aproveitou o descanso no calendário no início deste mês para visitar a família na Europa e também fez reuniões de trabalho.
A conversa entre Boto e Mendes foi considerada positiva e, de forma oficial, o Flamengo tomou conhecimento das condições para a extensão do vínculo. As duas partes enxergam com bons olhos a renovação até o fim de 2027, mas existe a possibilidade de acerto por mais um ano apenas.
Outra pendência diz respeito ao valor da multa rescisória, considerada baixa (em torno de três meses do atual salário do técnico).
Filipe Luís em Juventude x Flamengo no Brasileirão 2025 — Foto: Luiz Erbes/AGIF
No Rio de Janeiro, Filipe Luís mantém a concentração nos jogos da equipe. O contrato atual do treinador vai somente até dezembro deste ano. Há meses, Filipe recebeu uma proposta do clube para estender o contrato, mas avisou que não tinha pressa e manifestou seu desejo de ficar no Rubro-Negro em 2026.
O ge apurou que a proposta tinha um aumento salarial importante, mas ainda ficava bem abaixo dos vencimentos dos técnicos que conquistaram os principais títulos do Brasil nos últimos anos.
O treinador prefere negociar a renovação quando não há jogos no horizonte imediato. Por isso, a nova rodada de negociação deve ocorrer apenas na próxima Data Fifa, de 6 a 14 de outubro. O último jogo do Flamengo antes da pausa é no dia 5, contra o Bahia. Há a expectativa de que as partes entrem em acordo nesta nova rodada de conversa.
Boto ao lado de Filipe Luís em viagem do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Nas últimas semanas, Filipe Luís recusou uma proposta do Fenerbahçe (Turquia). Além de procurar o técnico, o clube turco procurou o Flamengo para demonstrar interesse e sinalizou uma compensação financeira, mas a diretoria não quis ouvir. O treinador explicou publicamente a situação:
— Primeiro, quando outros clubes ligam me deixa muito feliz. Porque existe um reconhecimento do nosso trabalho e do que está sendo feito no dia a dia. Mas não é o momento. Eu sei o meu objetivo, tenho claríssimo tudo que eu quero para a minha vida e a minha carreira. Não era o momento. Obviamente que tenho um compromisso com esses jogadores e esse clube e quero honrar - comentou após a vitória em cima do Juventude.