Flamengo recebe o Estudiantes na ida das quartas da Libertadores

Por Globo Esporte Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2025
A grave lesão de Pulgar na Copa do Mundo de Clubes foi um baque para o Flamengo. O volante chileno, titular absoluto da equipe, teve que passar por cirurgia no pé direito e não joga há dois meses. E o time rubro-negro sentiu muito sua ausência. Pelo menos até essa semana.
No último domingo, Filipe Luís testou o meia Saúl como volante ao lado de Jorginho no meio de campo rubro-negro. O encaixe deu certo, o Flamengo voltou a ter uma grande atuação e venceu o Inter no Beira-Rio por 3 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. Mas o Colorado poupou os titulares naquela partida pensando na Libertadores, e com isso ficou a dúvida se a dupla manteria o nível em um confronto mais pesado.
Saúl em ação pelo Flamengo contra o Inter — Foto: Adriano Fontes / Flamengo
Para a revanche do Inter na Libertadores na última quarta-feira, Filipe Luís não se intimidou com um Beira-Rio lotado e um clima de muita pressão. Enquanto muitos pensaram que ele escalaria uma peça de maior poder de marcação, como Allan ou Evertton Araújo, ao lado de Jorginho, o técnico foi corajoso e manteve Saúl como segundo volante. A dupla não sentiu o peso do confronto e fez o Flamengo controlar o jogo.
E Saúl foi um dos melhores do time. O espanhol acelerava o jogo com passes de primeira, organizava a saída de bola, aumentava a criação, e ainda aparecia para finalizar (veja os lances no vídeo no topo da matéria). Ele atuou os 90 minutos e flutuou o campo todo (veja no mapa de calor abaixo); deu 37 passes e teve 72% de precisão; cometeu duas faltas e sofreu três; fez um desarme e deu três finalizações.
Mapa de calor de Saúl no Inter 0 x 2 Flamengo — Foto: Divulgação / Sofascore
— No primeiro instante, pessoalmente, me custou muito depois de aquecer esperar 20 minutos para que limpassem a grama de jogo para iniciar a partida. O início foi difícil. Depois, o ritmo foi melhorando ao longo da partida para toda a equipe. Foi bom para manter o resultado e tirar vantagem. Acho que fizemos uma partida muito completa em todas as fases e saímos muito contentes — disse na saída do estádio.
Jorginho caiu como uma luva no time desde a Copa do Mundo de Clubes. Saúl tem apenas dois jogos começando desde o início pelo Flamengo, mas talvez já dê para dizer o mesmo. Até por um retrospecto antigo: os dois têm 100% de aproveitamento jogando juntos como titular desde que estavam no Chelsea, da Inglaterra, entre 2021 e 2022. Ao todo, são seis partidas juntos e seis vitórias:
Saúl e Jorginho jogaram juntos no Chelsea — Foto: Divulgação
Somando jogos em que um deles ou os dois começaram no banco, o aproveitamento cai levemente para 92,1% por causa de dois empates, mas eles se mantêm invictos. Veja abaixo:
Jorginho saindo do banco: 2 jogos (2 vitórias)
Saúl saindo do banco: 8 jogos (6 vitórias e 2 empates)
Ambos saindo do banco: 1 jogo (1 vitória)
Saúl e Jorginho aplaudem torcida do Flamengo no Beira-Rio — Foto: Adriano Fontes / Flamengo
— Realmente é fácil jogar com ele, porque no fim das contas é um jogador que entende as maravilhas do futebol, mas não somente com ele. Os Léos entendem muito bem o futebol. O Alex também, ou seja, a equipe tem um nível muito alto. Allan, Evertton, todo o pessoal que joga no meio entende muito bem o futebol — completou Saúl na zona mista do Beira-Rio.
O Flamengo voltou ao Rio de Janeiro na tarde de quinta-feira, fez um treino regenerativo no Ninho do Urubu e ganhou folga nesta sexta. O elenco se reapresenta na manhã de sábado no CT e inicia a preparação para enfrentar o Vitória na próxima segunda, às 21h (de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro é o líder do Brasileirão com 43 pontos.