Compartilhe

Pedro, do Flamengo, já está entre os 10 maiores artilheiros do Maracanã

Por Globo Esporte    Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025


Maior artilheiro do Novo Maracanã, desde a reforma para a Copa do Mundo de 2014, Pedro agora também está entre os principais goleadores da história do estádio inaugurado em 1950. Com o gol feito na vitória do Flamengo sobre o Botafogo-PB, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o camisa 9 rubro-negro chegou a 98 marcados no palco e entrou para uma seleta lista liderada por Zico.

 

Flamengo 4 x 2 Botafogo-PB | Gols | 3ª Fase | Copa do Brasil 2025

 

Para montar esse ranking inédito, o ge pesquisou nos últimos meses jornais antigos, livros e sites, além de consultar também alguns historiadores (a bibliografia é citada nos tópicos de cada jogador).

A metodologia de pesquisa teve duas etapas:

 

  • a primeira consistia em levantar os artilheiros no Maracanã dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, pois são os times que mais vezes jogaram no estádio;
  • na segunda parte, a reportagem se debruçou em atualizar o número de gols de cada um deles jogando por outros clubes e seleções (da brasileira à extinta seleção carioca).

Uma curiosidade é que o famoso número de 334 gols de Zico no Maracanã leva em consideração alguns marcados quando jogava no sub-20 do Flamengo e do Brasil. Considerando só os jogos como profissional, a conta fica em 319, mas continua inatingível para seus concorrentes.

 

1º) Zico - 319 gols

 

O maior ídolo rubro-negro muito provavelmente também sempre será o maior artilheiro do estádio. Foram 297 gols pelo Flamengo, 18 pela seleção brasileira e quatro pela seleção carioca. Para chegar a esse número, o ge consultou os sites especializados "Flaestatística", "RSSSF Brasil", "Futebol 80" e o livro "Zico, o Rei do Maracanã", escrito por Paulo Sergio de Souza e lançado em 2017.

Zico comemora um gol pelo Flamengo no Maracanã — Foto: Divulgação / Flamengo

Zico comemora um gol pelo Flamengo no Maracanã — Foto: Divulgação / Flamengo

Há ainda uma dúvida se o Galinho de Quintino teria feito mais um gol no Maracanã, num amistoso em dezembro de 1978 contra o Fluminense vencido pelo Flamengo de virada por 2 a 1. O primeiro gol rubro-negro saiu de um chute de Zico que desviou. O "Flaestatística" contabiliza o lance para o ídolo rubro-negro, mas os jornais "O Globo", "Jornal do Brasil" e "Jornal dos Sports" no dia seguinte ao jogo noticiaram como um gol contra de Pintinho.

 

2º) Roberto Dinamite - 201 gols

 

Roberto Dinamite comemora um gol pelo Vasco — Foto: Divulgação / CBF

Roberto Dinamite comemora um gol pelo Vasco — Foto: Divulgação / CBF

O maior ídolo vascaíno é o segundo da lista e também parece ser inalcançável. E olha que grande parte da carreira foi dividida entre São Januário e Maracanã como os palcos em que mais atuou. Foram 193 gols pelo Vasco e oito pela seleção brasileira. Para chegar a esse número, o ge usou como base a pesquisa publicada pelo "Lance!" em 2020, feita pelo jornalista André Schmidt através de súmulas antigas e do livro "Almanaque do Vasco", além de consultar os sites "RSSSF Brasil" e "Futebol 80".

 

3º) Romário - 190 gols

 

Romário comemora um gol pela seleção brasileira — Foto: Arquivo / Agência Estado

Romário comemora um gol pela seleção brasileira — Foto: Arquivo / Agência Estado

Ídolo de rubro-negros e vascaínos, o Baixinho fecha o pódio da artilharia do Maracanã. Foram 73 gols pelo Flamengo, 70 pelo Vasco, 38 pelo Fluminense, oito pela seleção brasileira e um pela seleção carioca. Para chegar a esse número, o ge também usou como base a pesquisa publicada pelo "Lance!" em 2020, além dos sites "Futebol 80", "Flaestatística", "Fluzao.info" e "RSSSF Brasil".

 

4º) Doval - 112 gols

 

Doval comemora um gol pelo Flamengo — Foto: Divulgação

Doval comemora um gol pelo Flamengo — Foto: Divulgação

Em quarto lugar, e com uma quantidade teoricamente possível de ser alcançada, vem um ídolo de tricolores e rubro-negros: o ex-atacante argentino Doval. Foram 73 gols pelo Flamengo, 38 pelo Fluminense e um pela seleção carioca. Para chegar a esse número, o ge consultou os sites "Flaestatística", "Fluzao.info" e "Futebol 80".

 

5º) Luisinho Lemos - 108 gols

 

Luisinho Lemos comemora um gol pelo América-RJ — Foto: Divulgação / América-RJ

Luisinho Lemos comemora um gol pelo América-RJ — Foto: Divulgação / América-RJ

Também chamado de Luisinho Tombo, o maior ídolo e artilheiro da história do América-RJ fecha o Top 5 do Maracanã. Foram 51 gols pelo clube, além de 45 pelo Flamengo e 12 pelo Botafogo. Para chegar a esse número, o ge pesquisou nos sites "Flaestatística" e "Futebol 80", além de consultar os historiadores Pedro Varanda e Eduardo Santos, especializados na história alvinegra.

 

6º) Jairzinho - 106 gols

 

Jairzinho em ação pelo Botafogo — Foto: Agência Estado

Jairzinho em ação pelo Botafogo — Foto: Agência Estado

O Furacão da Copa do Mundo de 1970, ídolo do Brasil e do Botafogo, também faz parte dessa seleta lista. Foram 93 gols pelo Alvinegro e 13 pela Seleção no estádio. Para chegar a esse número, o ge consultou os historiadores Pedro Varanda e Eduardo Santos e pesquisou nos sites "RSSSF Brasil" e "Futebol 80".

 

7º) Dida - 104 gols

 

Dida em ação pelo Flamengo — Foto: Reprodução

Dida em ação pelo Flamengo — Foto: Reprodução

Chamado de "artilheiro do Maracanã na era do futebol-arte" e ídolo da infância de Zico, Dida é outro nome presente no ranking. Foram 93 gols pelo Flamengo, cinco pela seleção carioca, quatro pela seleção brasileira e dois pela Portuguesa-SP. Para chegar a esse número, o ge pesquisou nos sites "Flaestatística", "RSSSF Brasil", "Futebol 80" e jornais antigos.

 

8º) Quarentinha - 100 gols

 

Quarentinha em ação pelo Botafogo — Foto: Reprodução

Quarentinha em ação pelo Botafogo — Foto: Reprodução

Ídolo e maior artilheiro da história do Botafogo, ele também fazia chover no Maracanã. Foram 95 gols pelo Alvinegro, três pela seleção carioca e dois pela seleção brasileira no estádio. Para chegar a esse número, o ge consultou os historiadores Pedro Varanda e Eduardo Santos e pesquisou nos sites "RSSSF Brasil" e "Futebol 80".

 

9º) Waldo - 98 gols

 

Waldo em ação pelo Fluminense — Foto: Arquivo / Ag. O Globo

Waldo em ação pelo Fluminense — Foto: Arquivo / Ag. O Globo

Ídolo e maior artilheiro da história do Fluminense, Waldo também deixou seu nome no Maracanã. Foram 94 gols pelo Tricolor, dois pela seleção brasileira e dois pela seleção carioca no estádio. Para chegar a esse número, o ge pesquisou nos sites "Fluzao.info", "RSSSF Brasil" e "Futebol 80".

 

9º) Pedro - 98 gols

 

Pedro comemora um gol pelo Flamengo — Foto: Alexandre Durão

Pedro comemora um gol pelo Flamengo — Foto: Alexandre Durão

Fechando a lista, o atual camisa 9 rubro-negro já tinha passado os 92 gols de Bebeto (62 pelo Flamengo, 16 pelo Vasco, 10 pelo Botafogo e quatro pela Seleção) no ano passado e estava empatado com os 93 de Nunes (57 pelo Flamengo, 31 pelo Fluminense, dois pelo Botafogo, dois pelo Santa Cruz e um pela Seleção).

Em 2025, desde que voltou a jogar depois da grave lesão no joelho, ele já estufou as redes cinco vezes e agora superou os 97 de Cláudio Adão (47 pelo Flamengo, 33 pelo Fluminense, sete pelo Bangu, cinco pelo Vasco, três pelo Botafogo, um pelo Santos e um pelo Cruzeiro). Os 98 de Pedro estão divididos em: 87 pelo Flamengo e 11 pelo Fluminense.

« Voltar

Esportes

FORA DE CAMPO

Flamengo deve perder dupla de laterais-esquerdos por até seis jogos

DE PARTIDA

Botafogo acerta venda de Thiago Almada ao Atlético de Madrid

NEGOCIAÇÃO

Flamengo tem interesse na contratação de Taty Castellanos, da Lazio

CONFUSÃO

Pedro fica fora do jogo entre Santos e Flamengo

Veja também...

EMBATE

Justiça determina valor da pensão que Zé Felipe deve pagar aos filhos

AVANÇOS

Patos disputa Prêmio Innovare com projeto voltado à primeira infância

DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de Patos avança com obras de infraestrutura no bairro Maternidade