Compartilhe

Patos disputa Prêmio Innovare com projeto voltado à primeira infância

Por Secom-Patos    Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025


Patos se destaca em cenário nacional com o projeto “Cidadania de Primeira”, voltado à documentação de crianças na primeira infância, que agora entra oficialmente na disputa do Prêmio Innovare — uma das premiações mais relevantes do Judiciário brasileiro. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Patos, em parceria com o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que inscreveu o projeto na categoria Tribunal da premiação.

Nesta terça-feira, 15 de julho, o consultor do Prêmio Innovare, Dr. Rafael Cavalcante, esteve no Fórum Miguel Sátyro para uma visita técnica. O objetivo foi verificar se a iniciativa funciona de forma efetiva e tem impacto social, etapa decisiva para avaliação da Comissão Julgadora.

WhatsApp Image 2025-07-15 at 14.13.37(3)

O projeto garante o acesso de crianças à carteira de identidade com foto, levando esse direito a creches, CRAS e comunidades da zona rural, como o distrito de Santa Gertrudes. A medida facilita o acesso a programas sociais e reforça a proteção da infância, ao dificultar casos de desaparecimento e sequestro.

Segundo o Dr. Rafael, o projeto de Patos demonstrou eficiência e alto alcance social, e será incluído no banco de práticas do Instituto Innovare, independentemente do resultado da premiação.

WhatsApp Image 2025-07-15 at 14.13.37(4)

A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, destacou que o reconhecimento fortalece os investimentos realizados na primeira infância no município. Já a diretora do Fórum Miguel Sátyro, juíza Joscileide Ferreira, lembrou que, no dia 25 de julho, haverá uma nova entrega de identidades em Santa Gertrudes.

Regina Vieira e Francisca Amanda, mães de crianças beneficiadas, relataram que a iniciativa trouxe mais segurança, agilidade no acesso a serviços e praticidade, ao evitar deslocamentos e burocracias.

« Voltar

Gerais

NO SERTÃO

DER Patos elabora dicas de segurança para descida da Serra de Teixeira

PERIGO TOTAL

Tremor de terra é registrado na Bahia, aponta laboratório da UFRN

DECLARAÇÃO

Servidor da PRF reafirma no STF 'policiamento direcionado' na eleição

LUTO

Morre Patrícia Coutinho, irmã do ex-governador Ricardo Coutinho

Veja também...

DESCOBERTA

STF acredita que Donald Trump prepara fuga de Jair Bolsonaro para os EUA

ESTATÍSTICAS

Para 72% dos brasileiros, Trump erra ao taxar Brasil alegando perseguição a Bolsonaro

EMBATE

Alckmin, Alcolumbre e Motta pregam união contra 'agressão' dos EUA