Patos se destaca em cenário nacional com o projeto “Cidadania de Primeira”, voltado à documentação de crianças na primeira infância, que agora entra oficialmente na disputa do Prêmio Innovare — uma das premiações mais relevantes do Judiciário brasileiro. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Patos, em parceria com o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que inscreveu o projeto na categoria Tribunal da premiação.
Nesta terça-feira, 15 de julho, o consultor do Prêmio Innovare, Dr. Rafael Cavalcante, esteve no Fórum Miguel Sátyro para uma visita técnica. O objetivo foi verificar se a iniciativa funciona de forma efetiva e tem impacto social, etapa decisiva para avaliação da Comissão Julgadora.
O projeto garante o acesso de crianças à carteira de identidade com foto, levando esse direito a creches, CRAS e comunidades da zona rural, como o distrito de Santa Gertrudes. A medida facilita o acesso a programas sociais e reforça a proteção da infância, ao dificultar casos de desaparecimento e sequestro.
Segundo o Dr. Rafael, o projeto de Patos demonstrou eficiência e alto alcance social, e será incluído no banco de práticas do Instituto Innovare, independentemente do resultado da premiação.
A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, destacou que o reconhecimento fortalece os investimentos realizados na primeira infância no município. Já a diretora do Fórum Miguel Sátyro, juíza Joscileide Ferreira, lembrou que, no dia 25 de julho, haverá uma nova entrega de identidades em Santa Gertrudes.
Regina Vieira e Francisca Amanda, mães de crianças beneficiadas, relataram que a iniciativa trouxe mais segurança, agilidade no acesso a serviços e praticidade, ao evitar deslocamentos e burocracias.
« Voltar