Na maior distância do Maracanã, mora a maior concentração de flamenguistas do Brasil. A nova rodada da Pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec revela que o Flamengo alcança impressionantes 37,5% das preferências no Norte e Centro-Oeste — maior índice para qualquer clube em qualquer região do país. O número já era alto em 2022 (35,6%) e cresceu ainda mais este ano.
Mas a supremacia rubro-negra vai além: quando se exclui da amostra os 34,8% que declararam não torcer para nenhum time, o Flamengo passa a representar mais da metade de todos os torcedores com clube do coração na região. Um domínio quase absoluto, impulsionado por décadas de transmissões em rede nacional, carisma interestadual e ausência de clubes locais com competitividade nacional constante.
Na sequência, vêm Corinthians (6,6%), São Paulo (5,4%), Palmeiras (4,5%) e Vasco (4,5%), todos tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 5 pontos percentuais para a região. O cenário é o mais concentrado do país: os cinco clubes do eixo Rio-São Paulo somam quase 60% das preferências, sem considerar os torcedores indecisos ou neutros.
Apesar da hegemonia de fora, há clubes locais que conseguem marcar presença no ranking: Remo (3%) e Paysandu (1,8%), ambos do Pará, mostram a força de suas torcidas regionais. A seleção brasileira, curiosamente, também aparece como “time do coração” para 2,4% dos entrevistados — mais que alguns clubes da Série A.
A pesquisa foi realizada pela Ipsos-Ipec entre 5 e 9 de junho de 2025. Foram entrevistadas 2000 pessoas com 16 anos ou mais em 132 municípios brasileiros. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro estimada para o total da amostra é de 2,2 pontos percentuais. Em alguns recortes, a soma pode ser maior que 100% porque foram considerados dois times como preferência.
« Voltar