Compartilhe

Flamengo aprova medida que aproxima o clube de ter voto online nas eleições

Por Globo Esporte    Quinta-Feira, 8 de Maio de 2025


Flamengo aprovou nesta semana uma novidade em relação à participação de conselheiros nas reuniões do clube. Os sócios, que desde o início do ano já podem acompanhar as reuniões do Conselho Deliberativo de forma remota, a partir de agora também poderão votar nas pautas de maneira online. Isso não envolve as eleições presidenciais, mas pode representar um primeiro passo nesse sentido.

A proposta original, apresentada pelo grupo político "Flamengo Sem Fronteiras", já regulava o voto à distância para as eleições do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, mas o artigo foi retirado da emenda. Primeiro porque havia o receio de que isso pesasse contra a aprovação, e além disso os autores foram convencidos de que o tema deveria ser submetido ao grupo eleitoral, uma das equipes recém-formadas no clube para promover a reforma do Estatuto em diferentes áreas.

Para um tema entrar em votação no Conselho Deliberativo, ele pode ser proposto tanto pela diretoria quanto por um conselheiro (no caso de um grupo reunir ao menos 50 assinaturas, a tramitação passa a ser obrigatória). Se o assunto "voto online para as eleições" for colocado em pauta no futuro, a chance de aprovação será grande porque a decisão vai envolver também os votantes remotos, que inclusive podem formar um quórum maior do que o presencial.

Reunião do Conselho Deliberativo no ginásio da Gávea em 2024 — Foto: Paula Reis/Flamengo

Reunião do Conselho Deliberativo no ginásio da Gávea em 2024 — Foto: Paula Reis/Flamengo

O Flamengo possui cerca de 2.500 conselheiros, mas a média de participação nas reuniões é de 10% a 20% do total (exceto a reunião que aprovou a compra do terreno do Gasômetro para a construção de um estádio, que levou mais de 800 ao ginásio da Gávea no ano passado). Na época da Pandemia da Covid-19, houve uma reunião remota com mais de 1.200 participantes. Ou seja, essa medida tem potencial para aumentar muito o quórum e diminuir o peso dos grupos políticos.

A votação à distância é uma promessa de campanha do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Mas o seu plano de governo não faz menção à eleição nessa parte específica: "Permitir acesso e votação remota às sessões e votações a distância sob estrito controle", diz o trecho do documento (veja na imagem abaixo).

Plano de governo de Bap previa votação online nas reuniões do Flamengo — Foto: Reprodução

Plano de governo de Bap previa votação online nas reuniões do Flamengo — Foto: Reprodução

Bap defendeu a aprovação na reunião realizada na última segunda-feira, no salão nobre da Gávea. Antes de abrirem a votação, o presidente fez um discurso de encorajamento, dizendo que mudanças sempre trazem medo e citou o exemplo que antigamente as pessoas guardavam dinheiro no colchão com receio dos bancos. Ele argumentou que o Flamengo deve escolher ser "protagonista das mudanças ou coadjuvante das circunstâncias".

A emenda teve 267 votos a favor e 71 contra. Na apresentação aos sócios, o Flamengo se comprometeu a garantir controle total de acesso e segurança, com comunicação criptografada e voto secreto sem acesso até dos administradores. E para garantir que não será uma outra pessoa votando no lugar do conselheiro, estão previstas autenticações em duas etapas, com registro de acesso com IP, data e hora, além de bloqueios automáticos após tentativas incorretas de senha.

 
« Voltar

LIBERTADORES

Palmeiras pode garantir liderança geral da Liberta já na próxima rodada

LIBERTADORES

Flamengo pode ser eliminado mesmo vencendo os dois últimos jogos

Veja também...

NO SERTÃO

Delegacia de Santa Luzia cumpre mandados de prisão por homicídio e tortura

NO SERTÃO

João Azevêdo entrega em Patos nova estrutura do Comando de Policiamento Regional II do Sertão

ESCOLHIDO

Quem é o novo Papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão 14, sucessor de Francisco