A classificação antecipada do Palmeiras para as oitavas de final da Conmebol Libertadores, após a vitória por 2 a 0 sobre o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, no Paraguai, dá uma tranquilidade maior para o clube no torneio. Mas ainda há uma missão a cumprir nas últimas duas rodadas da fase de grupos.
Também com a primeira colocação do Grupo G garantida, o Verdão agora vai em busca da liderança geral do torneio. Isso lhe dará o direito de decidir todas as partidas de volta em casa até uma possível final, esta disputada em jogo único em Lima, no Peru.
Único 100% na Libertadores, o Palmeiras só depende de si para isso e tem dois jogos em casa. Uma vitória na próxima quinta-feira, diante do Bolívar, no Allianz Parque, já pode ser suficiente para isso.
Estêvão em Palmeiras x Cerro Porteño — Foto: REUTERS/Cesar Olmedo
Com 12 pontos ganhos, o Verdão chegará aos 15 na próxima rodada com uma vitória e precisará de tropeços de pelo menos dois rivais para garantir a melhor campanha: São Paulo e Estudiantes.
Vélez Sarsfield e Libertad, que também podem alcançar o Palmeiras, têm um jogo a menos - a serem disputados nesta quinta, contra Olimpia e Talleres, respectivamente. Ambos saem da disputa se não vencerem.
Veja os times que ainda podem chegar a 15 pontos:
O São Paulo pega o Libertad, no Morumbis, na próxima quarta-feira, enquanto o Estudiantes visita o Botafogo no mesmo dia. Como o Palmeiras só joga na quinta, entrará em campo sabendo se terá ou não a chance de conquistar a liderança geral com antecedência.
Um empate diante do Bolívar não servirá para o Palmeiras, já que o São Paulo continuaria na disputa pela ponta mesmo em caso de derrota para o Libertad.
O São Paulo é quem mais pode ameaçar a liderança alviverde nas duas últimas rodadas. Isso porque Bahia, Central Córdoba e Universidad de Chile, que também poderiam chegar aos dez pontos nesta quarta rodada, tropeçaram e ficaram mais distantes.
Nas últimas sete edições da Libertadores, o Palmeiras foi líder geral da fase de grupos em cinco delas.
« Voltar